Todos os dias, entre junho e agosto, acidentes graves acontecem por irresponsabilidade daqueles que vendem ou soltam pipa com cerol e linha chilena.
O uso de linhas com cerol (vidro moído com cola) pode conduzir eletricidade e provocar descargas elétricas, além de inúmeros acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.
Desde seu lançamento, em 2017, a Campanha Cerol Mata promove palestras e oficinas em escolas da rede municipal, praças e parques, com a distribuição de material educativo.
Também são realizadas ações por toda a cidade, como blitze educativas, festival de pipas e outras atividades preventivas, sobretudo entre julho e agosto, período de férias e com maior incidência do uso de linhas cortantes.
A Prefeitura tem intensificado as ações de fiscalização contra o uso de linhas cortantes. A edição de 2019 da Campanha Cerol Mata foi marcada pela adesão das Guardas Municipais de outras sete cidades da Região Metropolitana, somando esforços, sobretudo em vias limítrofes com a capital.
Quem for flagrado vendendo linhas cortantes pode ser multado. O uso dessas linhas é crime com pena de 3 meses A 1 ano de prisão. Se o infrator for menor de idade, os pais podem ser responsabilizados.
Conheça algumas dicas para empinar pipa com mais segurança:
Se você flagrar alguém usando ou souber quem comercializa linhas cortantes (com cerol ou linha chilena), denuncie: Ligue 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).
Sua identidade permanecerá sob sigilo absoluto e você estará ajudando a salvar vidas.