Não
brinque
com
a vida

Todos os dias, entre junho e agosto, acidentes graves acontecem por irresponsabilidade daqueles que vendem ou soltam pipa com cerol e linha chilena.

O uso de linhas com cerol (vidro moído com cola) pode conduzir eletricidade e provocar descargas elétricas, além de inúmeros acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.

Ações educativas

Desde seu lançamento, em 2017, a Campanha Cerol Mata promove palestras e oficinas em escolas da rede municipal, praças e parques, com a distribuição de material educativo.


Também são realizadas ações por toda a cidade, como blitze educativas, festival de pipas e outras atividades preventivas, sobretudo entre julho e agosto, período de férias e com maior incidência do uso de linhas cortantes.

Ações de fiscalização

A Prefeitura tem intensificado as ações de fiscalização contra o uso de linhas cortantes. A edição de 2019 da Campanha Cerol Mata foi marcada pela adesão das Guardas Municipais de outras sete cidades da Região Metropolitana, somando esforços, sobretudo em vias limítrofes com a capital.


Quem for flagrado vendendo linhas cortantes pode ser multado. O uso dessas linhas é crime com pena de 3 meses A 1 ano de prisão. Se o infrator for menor de idade, os pais podem ser responsabilizados.

Dicas

Conheça algumas dicas para empinar pipa com mais segurança:

  • Nunca solte pipas em dias chuvosos.
  • Evite brincar perto da rede elétrica. Priorize sempre locais abertos como praças e parques.
  • Não empine pipa em cima de lajes e telhados.
  • Evite usar pipas com rabiola. Na maioria das vezes é ela que se prende no fio.
  • Nunca tente tirar a pipa se ela se enroscar em um fio.
  • Evite ruas e lugares movimentados para reduzir o risco de acidentes.
  • Tenha atenção redobrada com motociclistas e ciclistas — a linha, mesmo sem cerol, é muito perigosa para eles.
  • Use antenas antilinhas nas motos.

Denuncie

Se você flagrar alguém usando ou souber quem comercializa linhas cortantes (com cerol ou linha chilena), denuncie: Ligue 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Sua identidade permanecerá sob sigilo absoluto e você estará ajudando a salvar vidas.

Notícias

Guarda Municipal promove fiscalização como parte da campanha Cerol Mata!

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, vai intensificar as ações de fiscalização para apreensão de cerol e linha chilena. A partir desta semana, quem for flagrado usando este tipo de material e não o entregar espontaneamente, será conduzido, por um agente da Guarda Municipal, a uma unidade policial.

Guarda Municipal promove blitzen educativas como parte da campanha Cerol Mata!

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, inicia, a partir de quarta-feira, dia 17 de julho, a realização de blitzen educativas nas ruas da capital para evitar o uso e prevenir acidentes com cerol e linha chilena. Durante as ações, os agentes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal irão alertar os motoristas para os riscos que as linhas cortantes representam, sobretudo, para motociclistas e ciclistas.

Prefeitura promove festival de pipas no Parque das Mangabeiras

A campanha Cerol Mata!, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte para combater o uso de linhas cortantes ao empinar papagaios, promove um Festival de Pipas, no Parque das Mangabeiras, nesta sexta-feira, dia 12, para conscientizar sobre a forma correta de brincar com os papagaios. Agentes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal estarão no local, a partir das 9h, para receber cerca de 60 alunos da Rede Municipal de Educação.

Campanha "Cerol Mata!" intensifica ações no período anterior às férias escolares

Com a aproximação das férias, novas atividades preventivas contra o uso de linhas cortantes serão promovidas pela Prefeitura nesta quarta-feira, dia 10 de julho, a partir das 8h30, na Escola Municipal Hilda Rabello Matta, no bairro Heliópolis, região Norte. No local, agentes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal farão exposição de rolos de linha chilena e de linhas com cerol apreendidos durante rondas preventivas nas ruas.

Guarda Municipal promove atividade preventiva contra o uso de linhas cortantes

Com a aproximação das férias escolares, quando a intensidade do uso das linhas cortantes aumenta, a Guarda Municipal vai intensificar as atividades preventivas. Na terça-feira, dia 9 de julho, os agentes da Patrulha Escolar estarão na Escola Municipal Josefina de Souza Lima (rua Maria Ortiz, 195), no bairro Primeiro de Maio, a partir das 8h30, para levar as orientações aos alunos do ensino fundamental.

Divulgue a campanha