Cultura popular é atração do Pampulha Noturno de 25/7

Nove integrantes do Grupo de Cultura Popular Rosas do São Bernardo, com saias coloridas, rosa o cabelo e colares.Foto: Leone Reis

Cultura popular é atração do Pampulha Noturno de 25/7

Os principais espaços culturais, esportivos e de lazer do Conjunto Moderno da Pampulha voltam a ficar abertos ao público das 17h às 21h, com atrações especiais, na próxima terça-feira, dia 25 de julho. Promovido pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Belotur, o Circuito Pampulha Noturno traz semanalmente uma programação integrada em diversos espaços da região.

Um dos destaques da semana é a apresentação do grupo de cultura popular Rosas do São Bernardo, no Museu de Arte da Pampulha, a partir das 20h. O grupo é formado por senhoras que trabalham para a divulgação da cultura popular e o resgate da memória e do patrimônio cultural. Coordenado pela cantora e compositora Ieda Carvalho, o Rosas do São Bernardo conta hoje com aproximadamente dez mulheres, todas acima de cinquenta anos. As atividades oferecidas ao público vão desde a dança e as cantigas de roda, até declamações entusiásticas de poesias. São histórias, expressões e manifestações populares que o Rosas do São Bernardo vem resgatar. Com muita mestria é que cumprem seu papel de manter viva a cultura popular.

Na Casa do Baile, a atração principal é o show com o cantor e compositor Cristiano Lima, às 19h. Natural de Belo Horizonte, Cristiano tem como base de sua formação musical a MPB, flertando também com sambas, baladas e blues. Com habilidade para musicar poemas e letras que versam sobre as relações humanas em variadas nuances e questionamentos recorrentes à nossa condição, as canções mais que valorizam os textos. São nove canções que apresentam um artista pronto para entregar a ouvidos atentos, música de boa qualidade para corações e mentes dispostos a permitirem-se esta viagem.

Já o Museu Casa Kubitschek recebe, a partir das 18h, a Seresta Confraria dos Amigos de JK. O projeto reúne seresteiros e o público em geral para tocar e cantar em homenagem à própria seresta e a Juscelino Kubitschek, o idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha. Na sequência, às 19h30, o músico Warley Henrique convida o público para uma roda de choro.

Confira a programação a seguir:

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

20h – Grupo Rosas do São Bernardo

O Rosas do São Bernardo é um grupo de senhoras que tem por trabalho a divulgação da cultura popular e resgate da memória do patrimônio cultural. Coordenado pela cantora e compositora Ieda Carvalho, o grupo é formado por dez mulheres, todas acima de cinquenta anos, que dançam, cantam, trabalham seus artesanatos e levam alegria e cultura por onde passam.

CASA DO BAILE

17h às 21h – Exposição “A Cidade e o Ócio”

Promovida pela Liga Arquitetura, a mostra traz à tona uma discussão sobre a escassez de espaços públicos na cidade para que as pessoas desfrutem do tempo livre.

19h – Show com Cristiano Lima

Cristiano Lima, cantor e compositor é natural de Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira. A noite, assim como na história de muitos artistas, foi sua primeira escola. Tendo como base de sua formação musical a MPB, se permite flertes com sambas, baladas e blues.

MUSEU CASA KUBITSCHEK

18h – Seresta - Confraria dos Amigos de JK

O projeto Confraria Amigos de JK objetiva reunir seresteiros e o público em geral para tocar e cantar em homenagem à seresta e a Juscelino Kubitschek, o idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha.

19h30 – Choro em Roda, com Warley Henrique e convidados.

PRAÇA DALVA SIMÃO

18h às 21h – Encontro de Food Trucks.

18h às 21h – Confraria da Ferrugem - Encontro de carros antigos.

MUSEU BRASILEIRO DO FUTEBOL / MINEIRÃO

18h às 21h – Visita guiada ao Museu e Estádio. Ingressos: Inteira 20,00; Meia 10,00.

IATE TÊNIS CLUBE

18h às 21h – Visitas guiadas ao Salão Portinari.

​PAMPULHA RETRÔ TOUR

17h às 21h

O Pampulha Retrô Tour faz o passeio pelos principais atrativos do Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha. Quem quiser dar uma volta dentro da Jardineira Chevrolet 1957, curtindo o charme da época, pode adquirir seus ingressos ao lado da Igrejinha da Pampulha.

Ingressos: R$20,00.