Projeto Ser Mais incentiva saúde do servidor municipal

Ser mais: desenvolvimento humano no serviço público

Projeto Ser Mais incentiva saúde do servidor municipal

"Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde terá que arranjar tempo para cuidar da doença”. Com esta máxima, que também é um desafio, a educadora física e técnica superior de saúde da Prefeitura, Izabela Soares Wilken, provocou a reflexão da plateia, no encerramento da edição de julho do Projeto Ser Mais, realizada na terça-feira, dia 25, no auditório JK, na sede da Prefeitura. O Ser Mais é promovido mensalmente pela Procuradoria-Geral do Município e aberto a todos os servidores municipais.

Em sua palestra, intitulada ‘Vida Ativa: qualidade de vida e bem estar funcional’, Izabela apresentou noções de ergonomia e deu dicas sobre a importância da postura correta ao se sentar e executar movimentos no ambiente de trabalho, bem como da adoção da ginástica laboral para prevenir problemas ortopédicos e dores nas articulações. Ela ressaltou que, para se alcançar um bom nível de qualidade de vida, é necessário pensar e agir considerando-se a pessoa como um todo, em todas as atividades do dia a dia, com atenção especial à prática regular de atividades físicas, à alimentação saudável, ao descanso e ao sono adequados, e às relações interpessoais no trabalho, na família e nos demais ambientes de convivência.

De acordo com Izabela, há estudos consolidados que demonstram a eficácia da adoção de ações preventivas para o ganho de qualidade de vida, reduzindo gastos com medicina curativa, aumentando a expectativa de vida e melhorando o desempenho profissional. Em Belo Horizonte, na rede SUS-BH, as pessoas que aderem a práticas como a do Lian Gong ou frequentam as Academias da Cidade reduzem em até 60% a necessidade de atendimentos nos centros de saúde.

A Prefeitura de BH oferece diversos programas que possibilitam a prática gratuita de atividades físicas, abertos à população. Existem hoje 76 Academias da Cidade, distribuídas pelas nove regiões da cidade. Nelas, os interessados são avaliados por profissionais de educação física e passam a desenvolver as atividades, sem a necessidade de se inscrever. E há 221 espaços para a prática do Lian Gong, em praças, parques e centros de saúde, em que as pessoas podem desfrutar dos benefícios dessa prática oriental que previne e trata dores no corpo, melhora o funcionamento dos órgãos internos e estimula a percepção dos sentidos, proporcionando significativa melhoria da qualidade de vida.

Os interessados podem encontrar os locais mais próximos de casa participar do projeto Academia da Cidade neste link ou do Lian Gong neste link .