Programação Completa do Circuito Pampulha Noturno - 15/8

Programação Completa do Circuito Pampulha Noturno - 15/8

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

20h – Espetáculo Escola de Heróis – Grupo Oriundo de Teatro

O espetáculo apresenta uma questão pertinente aos dias de hoje: é possível formar um herói? E faz isso de forma divertida a partir de personagens míticos da nossa literatura, Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia, colocando em cena atores e bonecos, embalados por sonoplastia executada ao vivo. Direção geral: Antonio Hildebrando.

MUSEU CASA KUBITSCHEK

18h – Seresta - Confraria dos Amigos de JK

O projeto Confraria Amigos de JK objetiva reunir seresteiros e o público em geral para tocar e cantar em homenagem à seresta e a Juscelino Kubitschek, o idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha.

19h30 – Choro em Roda, com Warley Henrique e convidados

Com três CDs gravados (Delicado – 2008, Pra quem não me conhece – 2014 e Memórias – 2016), turnês pelo Brasil e dentro do estado de Minas Gerais, Warley já dividiu e dirigiu vários artistas consagrados como D'Ivone Lara, Elza Soares, Fabiana Cozza, Mestre Monarco da Portela e Nelson Sargento. Hoje é considerado pela crítica e por artistas do ramo das cordas, como Paulinho da Viola, uma das referências nacionais no seu instrumento – o cavaquinho de 5 cordas.

EXPOSIÇÕES

Casa Kubitschek: uma invenção modernista de morar

Com curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão, apresenta em sua narrativa dois eixos principais que se interpenetram: um referente à história e outro que remete à memória. A proposta é de uma “casa museu”, com um percurso que parte da referência histórica do ambiente político e cultural em que surge o modernismo e, no qual, a Casa Kubitschek foi criada. História e memória seguem referenciadas em todo o percurso expositivo entre móveis, fotografias, vídeos e instalações alusivas à época.

Pampulha: território da modernidade

Com curadoria de Luana Maia, instalada no andar térreo, traz um viés mais histórico. Inicialmente, contextualiza as várias “Pampulhas” no tempo e no espaço. Em seguida, recupera a “Era Kubitschek” em BH e ainda, o momento de inauguração do complexo arquitetônico em 16 de maio de 1943, materializando os anseios desenvolvimentistas e modernizadores de JK.

CASA DO BAILE

17h às 21h – Exposição “A Cidade e o Ócio”

Promovida pela Liga Arquitetura, a mostra traz à tona uma discussão sobre a escassez de espaços públicos na cidade para que as pessoas desfrutem do tempo livre.

19h - Pocket show acústico “Rua Universo”, com Péricles Garcia

As canções do show abordam temas como a simplicidade e o amor universal. Traz ainda uma singela homenagem: a primeira canção que Péricles fez para seu filho Francisco, nascido em 2015. Um trabalho que mistura um pouco de folk, soft rock, pop, canção e até mesmo um “folk progressivo” de 9 minutos, que narra a história de um alpinista e seu desejo cego pelo topo.

IATE TÊNIS CLUBE

18h às 21h – Visitas guiadas ao Salão Portinari

Visitas ao salão ornamentado com painéis de Cândido Portinari e Roberto Burle Marx

​PAMPULHA RETRÔ TOUR

17h às 21h

O Pampulha Retrô Tour faz o passeio pelos principais atrativos do Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha. Quem quiser dar uma volta dentro da Jardineira Chevrolet 1957, curtindo o charme da época, pode adquirir seus ingressos ao lado da Igrejinha da Pampulha.

Ingressos: R$20,00