BH em Pauta: Textos literários são difundidos em Venda Nova

Professora e duas crianças sentados em espaço literário de escola e seguram almofadas escritasFotos: Avanilton de Aguilar/PBH

BH em Pauta: Textos literários são difundidos em Venda Nova

As escolas municipais de Ensino Fundamental, em geral, desenvolvem projetos especiais de leitura, extrapolando as atividades tradicionais de produção de textos em salas de aula. Porém, a Escola Municipal Jardim Leblon, localizada na rua Silva Xavier, 45, na região de Venda Nova, criou o projeto de leitura Juntos Lendo, cuja sigla remete às iniciais do nome da escola.

As atividades propostas pelo projeto vão além dos muros da escola. Os textos produzidos pelos alunos e de autores da literatura são deixados em casas comerciais para que toda a comunidade possa ler. Para as crianças, a participação no projeto representa um mundo repleto de novidades, desde leitura, produção de textos e contação de histórias até a distribuição de material para toda a comunidade.

A professora Isaura Capila é a articuladora do projeto JL. Pedagoga, pós-graduada em Mídias para a Educação, Neurociência Aplicada à Educação e Direito Educacional, com 22 anos de profissão, ela planejou atividades que envolvem os alunos e os outros professores, com ações como o Cantinho da Professora Leitora, com todo tipo de textos, de revistas e jornais.

Para os alunos, além da produção de textos, cartazes, convites e resenhas, foi planejado um momento de encantos, com contação de história coletiva no pátio da escola e na sala de leitura, equipada para uma leitura prazerosa.

As atividades dos alunos contam com a parceria da Editora Ediouro, que doa a revista “Coquetel Para Criança” e “Posso te Contar?.” Capila conta que adota uma forma de agrupamento das crianças de forma flexível, de acordo com o nível de alfabetização. “A enturmação flexível é uma ação que objetiva auxiliar também os alunos que ainda não consolidaram o processo de alfabetização. Os alunos que estão nos níveis alfabético e ortográfico, que já leem e escrevem com fluência, participam ativamente das atividades de produção escrita. Já os que ainda não estão recebem um atendimento diferenciado das professoras, de acordo com a necessidade de cada um”, explica.

Julia Cristine Gonçalves Pereira, de 11 anos, aluna do 5º ano, conta que adora ouvir histórias, ler e produzir textos. “Eu acho muito importante participar deste projeto, pois com ele aprendo muitas coisas, adquiro novas informações, motivando à leitura frequente. Quando estou em atividade no projeto, ele me desperta a criatividade e emoções que me levam a ler e escrever melhor. O projeto é muito interessante, pois faz a diferença na formação e na vida dos alunos”, opina.

Davi Augusto Jardim Doti, 7, é aluno do 2º ano e participa da enturmação flexível, produzindo cartazes, murais, resenhas e convites para a comunidade. “É legal fazer parte do projeto, porque aprendo mais e fico mais esperto. O que mais gosto no projeto é da sala de leitura, onde há livros que eu gosto de ler. Eles me fazem viver grandes aventuras. Nosso projeto de leitura é legal e muito divertido”, comenta. O projeto Juntos Lendo programa ainda levar os alunos para visitar um asilo, onde farão leituras de histórias para os idosos.