Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Tae-Kwon-Do é praticado em centros culturais

Cerca de quinze crianças praticam Tae-Kwon-Do em local coberto.Foto: Juliana Vilaça

BH em Pauta: Tae-Kwon-Do é praticado em centros culturais

criado em - atualizado em
Melhora na concentração, disciplina, respeito a si mesmo e ao próximo; auxílio no relacionamento interpessoal na família e na escola. Esses são apenas alguns dos benefícios que os praticantes do Tae-Kwon-Do encontram nessa prática. E é isso que o Projeto Itamar oferece no Centro Cultural Vila Fátima, localizado no Aglomerado da Serra, próximo à reserva ambiental Benjamin Guimarães e ao Parque Estadual da Baleia.

Concebido pelo voluntário Itamar José da Silva, o Projeto Itamar surgiu em 31 de julho de 2005, com as aulas de Tae-Kwon-Do na praça de esportes da Vila Cafezal - Aglomerado da Serra. Desde então, o projeto cresceu e conta, atualmente, com um grupo de voluntários que leva o esporte e a cultura aos Aglomerados da Serra, Alto Vera Cruz e Granja de Freitas - o projeto é realizado também no Centro Cultural Alto Vera Cruz.

“O Projeto Itamar auxilia na formação de cidadãos através da cultura e do esporte, e apresentando, principalmente aos jovens, os seus direitos e deveres como cidadão”, afirma Juliana Vilaça, gerente do CC Vila Fátima, equipamento mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

A longa trajetória da atração, com 12 anos ininterruptos de existência, serve para mensurar, por si só, a eficácia do projeto, que é aberto a todas as idades, e com maioria entre crianças e adolescentes. Atualmente, são cerca de 120 alunos, que aprendem e exercitam técnicas de defesa pessoal e de competição. Uma das atividades acontece aos sábados. Segundo a gerente, a comunidade recebe muito bem o projeto, que é totalmente gratuito, e existe uma grande demanda por novas vagas.

Jesus Dias, de 22 anos, atleta e voluntário, é um dos participantes que testemunham essa aprovação local. “Faço parte do projeto há quase três anos e, nesse período, o trabalho realizado me ajudou a ficar mais forte física e psicologicamente”. O jovem assinala as mudanças que a atividade fez na vida dele. “Nunca fui uma pessoa que gosta de trabalhar em grupo, sempre fui de brigar e não era disciplinado. Com o trabalho que o Itamar faz através do Tae-Kwon-Do, aprendi a ter disciplina e muita tranquilidade. Não é à toa que toda minha família me apoia e apoia o Projeto Itamar, que é desenvolvido em nossa comunidade.”

Essa aprovação familiar é ressaltada pela comerciante Ivane dos Santos, 39, mãe de aluno, nascida e moradora do Aglomerado da Serra - Vila Cafezal. “O projeto de Tae-Kwon-Do teve muita influência na vida dos meus filhos e na nossa também. Eles eram crianças caladas e sozinhas, não queriam o convívio com ninguém. Após o trabalho realizado, eles aprenderam a se relacionar com outras pessoas, a respeitar e a ter disciplina”. Ivane destaca a questão dos benefícios na saúde e gratificação com os resultados. “Para o corpo também foi muito bom, pois meu filho estava acima do peso. Para nós, pais, foi bom porque nós também aprendemos o valor que nós temos. É emocionante ir ao campeonato e seus filhos ficarem te procurando através da multidão. O projeto ensina tudo isso, é muito bom.”



Voluntários

A gerente Juliana Vilaça também aponta as transformações que a atividade opera na comunidade. “O Projeto Itamar tem grande atuação dentro do Aglomerado da Serra. Esta parceria de sucesso possibilita à comunidade, principalmente crianças e jovens, um contato direto com uma cultura diferente. O projeto proporciona ainda a convivência em grupo, a vivência de valores de vida, além da saúde física e mental. É visível a transformação que acontece na vida de cada aluno com o trabalho desenvolvido.”

Juliana ressalta ainda a participação dos voluntários e a importância para o Centro Cultural Vila Fátima. “Além desta atividade, os participantes são treinados para participar de campeonatos, o que é extremamente saudável e interessante. O projeto conta com profissionais voluntários, que se dedicam de forma árdua à comunidade, por acreditarem que realmente o Tae-Kwon-Do é capaz de transformar vidas. E isso, atualmente, é uma coisa rara e fantástica! A equipe do centro cultural apoia e ressalta que ações como essas são extremamente importantes para o desenvolvimento da nossa comunidade.”

O Centro Cultural Vila Fátima fica na rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima. Telefone: 3277-8193 – Email ccvf.fmc@pbh.gov.br

Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 21h; no sábado, das 10h às 20h. Ônibus: 9031 ou 102.
 
 

22/08/2017. Projeto Itamar no Centro Cultural Vila Fátima. Fotos: Juliana Vilaça/PBH

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.