INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS

A Infraestrutura de Dados Espaciais – IDE - consiste em um “conjunto de tecnologias, políticas e pessoas necessárias para promover o compartilhamento de dados geoespaciais em todas as esferas do governo, no setor privado, nas organizações sem fins lucrativos e na comunidade acadêmica” (U.S. National Research Council, Map Sciences Committee, 1993: National Spatial Data Infrastructure (NSDI)).

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE - foi legalmente instituída pelo Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 e, no município de Belo Horizonte, pelo Decreto 16.322 de 13 de maio de 2016.  A INDE contempla um conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal (BRASIL, 2008).