Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH investe em qualificação de profissionais de saúde

Três enfermeiras em ambiente hospitalar do Hospital Municipal Odilon Behrens, com macas e aparelhos hospitalares. Foto Ilustrativa.Foto: SMSA/PBH

PBH investe em qualificação de profissionais de saúde

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), está reorganizando e reestruturando os processos de trabalho das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem como grande desafio a segurança do paciente, garantindo uma maior resolutividade, assistência integral e humanizada aos usuários do SUS da capital. 

Uma das ações dessa reestruturação foi a instituição de um enfermeiro de referência para a Educação Permanente na Gerência de Urgência.  “Dentro da proposta da nova gestão, estamos reorganizando os processos de trabalho de forma a garantir uma assistência integral ao usuário em todo o seu atendimento nas unidades de urgência”, explica o enfermeiro responsável técnico pela educação permanente no serviço de urgência, Wesley Alves Borges.

As ações de qualificação  abrangem enfermeiros responsáveis de UPAs,  enfermeiros de atenção primária, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
 

Enfermeiros responsáveis das UPAs

Os enfermeiros responsáveis das UPAs estão tendo vários cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Em julho deste ano, cerca de 30 profissionais participaram do Curso de Qualificação em Gestão dos Enfermeiros enfermeiros da atenção primária Responsáveis Técnicos das Unidades de Pronto Atendimento e Serviço Móvel de Urgência da Prefeitura de Belo Horizonte. O curso abordou temas como gestão, processos e organização do trabalho, legislação e implantação da segurança do paciente na unidade de saúde.

Esta mesma categoria também têm à sua disposição o curso de especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado ao Paciente na modalidade semipresencial. Fruto de parceria da SMSA com o Projeto de apoio ao SUS do Ministério da Saúde junto ao Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, o curso permite que sejam efetivadas as ações preconizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, uma determinação do Ministério da Saúde.
 

Outros profissionais

Até o final de 2017, também está prevista a realização de dois cursos de capacitação para dois outros profissionais das UPAs: o curso de Capacitação em Atendimento de Urgência e Emergência, para Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e o curso de Capacitação em Atendimento de Urgência e Emergência, para técnicos de enfermagem.

Até dezembro desde ano, enfermeiros da atenção primária serão treinados em noções de primeiros socorros e posteriormente replicarão este conteúdo para cerca de outros 2.300  Agentes Comunitários de Saúde do município. A gerência de urgência da SMSA, em parceria com o SAMU, também participa da capacitação de alinhamento dos facilitadores para o curso dos agentes comunitários.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.