Prefeitura sorteia bolsas parciais e integrais

Menina mexe em livro em estante de bibliotecaFoto: Alessandro Carvalho

Prefeitura sorteia bolsas parciais e integrais

No fim deste ano acontece um sorteio de bolsas parciais e integrais para estudantes em colégios de educação básica e uma universidade da capital mineira. Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o sorteio é voltado para estudantes matriculados nas escolas participantes ou aqueles já aprovados em processos seletivos das instituições. As regras de participação constam da portaria 238/2017, da Smed, e as inscrições para o sorteio devem ser feitas virtualmente por meio do site bolsadeestudos.pbh.gov.br entre os dias 30 de novembro e 10 de dezembro.

A realização do sorteio surge a partir de um compromisso das instituições com a Prefeitura. Quando esses colégios foram instalados na capital mineira, a maioria na primeira metade do século passado, o terreno utilizado foi cedido pela Prefeitura. Na ocasião, ficou acertado em lei que as instituições dariam uma contrapartida para o município e, atualmente, essa contrapartida se dá em forma de bolsas de estudos. A bolsa acompanha o estudante até o fim do ensino fundamental ou ao longo do curso de graduação, desde que ele cumpra as regras previstas em portaria.

As bolsas variam entre 25% e 100% e nove instituições oferecem o benefício, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino superior. São elas: Colégio Logosófico González Pecotche (Unidade Cidade Nova), Colégio São Paulo (Cidade Jardim), Escola do SESI – Newton Antônio da Silva Pereira (Unidade Bairro São Paulo), Colégio Santa Rita de Cássia (Barreiro), Colégio Santa Dorotéia (Sion), Colégio Santa Maria (Unidade Cidade Nova), Colégio Loyola (Cidade Jardim), Colégio São Paulo da Cruz (Barreiro) e Universidade FUMEC (Campus Cruzeiro).

Sobre as inscrições

Para se candidatar à bolsa de estudo, o estudante deverá preencher, corretamente, o formulário, disponível de 30/11 a 10/12/2017, no site http://bolsadeestudos.pbh.gov.br e estar matriculado ou ter sido pré-selecionado até a data de 17/11/2017 na Instituição para a qual pleiteia a bolsa. Cada instituição de ensino privado participante estabelece, em seu calendário, um período para o processo seletivo e é de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável informar-se a respeito desse processo.

Somente é permitida a inscrição em apenas uma das instituições, sob pena de perda do direito ao benefício da bolsa, caso sorteado. Outras informações devem ser verificadas na Portaria 238/2017, que regulamenta o sorteio, disponível no Diário Oficial do Município (www.pbh.gov.br/dom)

Sobre o sorteio

O sorteio das bolsas para o ano letivo de 2018 será realizado na Secretaria Municipal de Educação (Rua Carangola, 288 - Santo Antônio - Belo Horizonte), com previsão para ocorrer no dia 15 de dezembro. Após o período de inscrições, previsto para acontecer entre os dias 30 de novembro e 10 de dezembro, será publicada uma listagem dos candidatos com inscrições aceitas. Em seguida, abre-se um prazo para recurso para depois ser publicada uma lista final de candidatos inscritos, na qual cada um ganha um número que será usado em sorteio. A divulgação dos candidatos sorteados está prevista para o dia 18 de dezembro.

Os sorteios acontecem por instituições, começando às 9 horas da manhã e seguindo até as 15h30. A presença dos inscritos no horário do sorteio não é obrigatória, uma vez que a lista dos alunos contemplados será divulgada no Portal da PBH. Além do número de sorteados dentro do número de vagas disponíveis, também será sorteado um cadastro de reserva para cada instituição de ensino, de acordo com as regras estabelecidas em portaria.

É importante salientar o quantitativo de vagas disponíveis somente será divulgado em data próxima ao sorteio, pois as escolas devem contabilizar quantas vagas estarão disponíveis no fim do ano. Para tanto, é preciso verificar, por exemplo, alunos que não passaram de ano, número de bolsistas transferidos, aqueles que não renovaram as bolsas e aqueles bolsistas que concluíram o ensino fundamental ou graduação. Outras informações podem ser obtidas na Portaria 238/2017 (link).