Regional Oeste celebra Semana Nacional da Educação Infantil

Mulher faz apresentação musical de violão para mais de vinte crianças, ao fundo, outra mulher observa.Foto: Fabiana Rosa/PBH

Regional Oeste celebra Semana Nacional da Educação Infantil

Apresentações artísticas, passeata, teatro, folclore, espaço para leitura, roda de conversa, entre outras atividades movimentaram as Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) da Regional Oeste, durante a Semana Nacional da Educação Infantil, que se encerrou na sexta-feira, dia 25.

Neste dia, a Praça da Saúde, no bairro Grajaú, recebeu cerca de 200 crianças das instituições da região, após caminharem pelas ruas do bairro, como forma de chamar a atenção da população para a educação infantil.

Segundo Marcela Dias, Acompanhante Pedagógica da Educação Infantil na Regional Oeste, a iniciativa foi um convite para toda a sociedade olhar para a Educação Infantil e refletir sobre sua importância: “Convidamos as famílias e comunidade para participarem desse momento com a gente, e mesmo sendo um horário em que eles trabalham, muitos abraçaram a causa e estavam aqui marcando presença nessa ocasião tão importante. Temos certeza de que a Educação Infantil é fruto de uma construção coletiva dos profissionais e das famílias que acreditam nos direitos das crianças da primeira infância. Apesar de haver ainda muito que avançar, grandes conquistas já foram alcançadas” afirma Marcela.

O evento contou com apresentações musicais do grupo de percussão da Escola Integrada da E.M.Hugo Werneck e da professora, musicista e cantora Bianca Luar, que animaram a manhã dos presentes.

O vigilante Leonardo de Souza, 40 anos, é pai do Rafael Henrique de 5 que estuda na UMEI Silva Lobo. “Sou muito grato ao pessoal da UMEI no sentido da evolução do meu filho porque faço questão de caminhar junto e ver o seu crescimento em todos os sentidos. Inclusive, no período de férias, ele estava reclamando da falta das aulas. Vejo que a equipe, além de carinho, se esforça na educação das nossas crianças. A minha palavra é gratidão, acho que essa é a palavra ou o melhor depoimento de um pai a respeito do trabalho que a Regional e as UMEIS tem feito pela nossa comunidade”, conclui.

A Umei Vila Leonina também contou com uma programação especial, durante a semana, com contação de história pelo grupo de convivência do CRAS Vila Antena; a rotina da diversidade com o tema Comunidade Cigana com a participação da professora e pesquisadora Débora, por sua vez cigana, da UMEI Maria Gorete; roda de conversa com Centro de Saúde Vila Leonina que falou da saúde bucal, teatro dos professores: Dengos e Cafunés, entre outras atividades.