Escola realiza atividades de combate do tabagismo

Crianças participando do programa na Escola Municipal Milton Campos

Escola realiza atividades de combate do tabagismo

No dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Escola Municipal Milton Campos, deu início a uma série de atividades voltadas ao combate do tabagismo no ambiente escolar. Cerca de 170 alunos, entre 9 e 11 anos, participaram das atividades. A programação, que se baseou em conteúdos sugeridos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi estruturada de modo a criar um espaço voltado para a sensibilização dos estudantes na temática tabagismo e os malefícios da dependência do fumo.

Foi aberto um stand dinâmico e interativo para visitações no decorrer do dia e foram realizadas atividades coletivas direcionadas para o tema. Ao longo da programação aconteceram diversas brincadeiras como “um jogo, dois lados” “fumo apague (ou melhor) não acenda essa ideia”, “tabagismo: nenhum lado compensa” para atrair a atenção das crianças.

Próximas ações

A programação será retomada no dia 15 de setembro com pequenas encenações teatrais. Neste dia, o grupo de teatro da escola abordará os colegas com encenações em dupla, no decorrer das aulas, levantando a problemática do tabagismo na adolescência.

Entre os dias 18 e 22 de setembro, os alunos participarão de abordagens criativas, lúdicas e com ênfase na interrupção da iniciação ao fumo. As atividades farão parte da rotina habitual do PSE na escola.