Educador Paulo Freire é homenageado em escola municipal

Cerca de treze crianças realizam dinâmica com orientadora, sentados no chão. Foto: Smed/PBH

Educador Paulo Freire é homenageado em escola municipal

Desde o último domingo, dia 17 de setembro, Belo Horizonte está vivenciando várias ações voltadas à comemoração do 96º aniversário de nascimento do educador brasileiro Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Essas atividades estão sendo desenvolvidas por diferentes entidades e instituições.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está, durante a semana, realizando ações com a participação das escolas,  profissionais, famílias e estudantes da Rede Municipal de Belo Horizonte. A programação pensada por algumas unidades escolares inclui rodas de conversa, oficinas de arte, música, dança, culinária e geração de renda, seminários, contação de histórias, formação étnico racial e de gênero, palestras, mostra e atrações culturais.

Na escola municipal que recebe o nome do educador, cerca de 1.500 pessoas da comunidade escolar estão envolvidas nas atividades da semana. A diretora da unidade, Maria do Socorro Lages Figueiredo, acredita que esse momento é mais uma oportunidade de difundir a filosofia de Paulo Freire. ”Por mais que as pessoas conheçam a ideologia desse grande filósofo e educador, é importante que a gente divulgue e mostre a contribuição do Paulo Freire para a educação, valorizando as atividades extracurriculares e os espaços fora dos muros da escola como caminhos de um educação mais integral, com ênfase no protagonismo e na empatia, no cuidado com o outro, na autonomia. É fundamental que as pessoas se apropriem desse legado”, afirma a diretora.

Nesta terça-feira (19.09), data do aniversário do educador, a escola recebeu a visita do professor doutor Mariano Isla, da Associação de Pedagogos de Cuba. Além disso, a comunidade participou de oficinas diversas e apresentações culturais. As atividades com a comunidade escolar continuam durante a semana.

Já no sábado (23.09), Smed sedia a Roda de Conversa "À luz de Paulo Freire: gestão democrática e participativa”, promovida pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação. O evento será de 8h as 12h no auditório Paulo Freire, rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio.

Escola transformadora

Localizada no bairro Ribeiro de Abreu, a Escola Municipal Professor Paulo Freire se destaca pelas ações que desenvolve junto a comunidade. O trabalho diferenciado que repercute na transformação social da localidade onde está inserida, rendeu à instituição o título de Escola Transformadora, concedido pela Organização Mundial Ashoka e o Instituto Alana em 2015. Atualmente são contabilizadas 15 escolas com essa titulação no Brasil e mais de 250 no mundo que integram a Rede de Escolas Transformadoras.  “O grande diferencial da nossa escola é o envolvimento e abertura que damos a todos os segmentos da comunidade escolar. Temos uma rede de proteção que se destaca pela parceria com os diversos equipamentos da região, a escola, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Saúde, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, entre outros. Tudo perpassa pelo trabalho em conjunto com esses e outros parceiros”, destaca a diretora.