Mostra reúne trabalhos científicos de estudantes municipais

Cerca de 80 projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte estarão em exposição na Mostra de Investigação Científica Escolar (Mice) 2017. O evento será realizado na quinta e sexta, dias 21 e 22 de setembro, das 8h às 16h, na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - Rua Prof. Moacir Gomes de Freitas, 687).

A Mostra busca estimular o encontro da produção científica dos estudantes das escolas públicas municipais de Belo Horizonte tornando-se, junto às feiras escolares, mais uma referência para elaboração e exposição de projetos de investigação científica.

As escolas participantes escolheram os temas que gostariam de trabalhar e os estudantes foram orientados por seus professores, contando com o apoio de monitores e bolsistas que atuam nos programas educativos das escolas. Os trabalhos apresentados na Mostra receberão certificado de participação.

Temas abordados

Os projetos em exposição no Mice trabalharão temas como o meio ambiente, a sustentabilidade, a reciclagem, a questão da física e da química no nosso dia a dia, astronomia, saúde e bem-estar, entre outros.

A iniciativa, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) com a Estação Ecológica da UFMG, reúne a 7ª edição da Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da Smed/PBH (FCC&T) e a 3ª edição da Feira Interinstitucional de Ciências e Tecnologias Aplicadas da Estação Ecológica da UFMG (Fecatec).

Programação diversificada

O evento será aberto à participação e visitação da comunidade escolar e terá uma programação diversificada que compreende, além da exposição dos projetos científicos escolares, oficinas interativas socioambientais e tecnológicas; caminhadas ecológicas; exposições e discussões relacionadas a produção, distribuição e conservação de energia, planetário, entre outras atividades. A expectativa é de receber, nos dois dias de evento, cerca de três mil participantes no circuito de atividades e oficinas.