Projeto BH Negócios realiza feira na Vila Santa Rita

Igreja Santa Rita de Cássia, na Vila Santa Rita, região do Barreiro.Foto: Reprodução do Google Maps

Projeto BH Negócios realiza feira na Vila Santa Rita

Domingo, dia 8 de outubro, é dia de saborear doces, salgados, biscoitos e muitos outros petiscos na feira de artesanato e alimentação do projeto BH Negócios na Vila Santa Rita, região do Barreiro. Também serão comercializadas roupas, bijuterias, peças decorativas e utilitárias, entre outras, confeccionadas artesanalmente por microempreendedores individuais atendidos pelo projeto na região. O evento alia a venda dos produtos à captação de pessoas interessadas em iniciar ou melhorar a gestão de um pequeno negócio.

O projeto BH Negócios tem o objetivo promover o empreendedorismo, gerando trabalho e renda, além de outros efeitos positivos como o fortalecimento do comércio e dos serviços em áreas de vulnerabilidade social. A equipe do projeto identifica e entrevista os microempreendedores no território onde a atividade produtiva é executada. É realizado o diagnóstico de cada empreendimento e elaborado, gratuitamente, pela equipe técnica do projeto, um plano de negócios para melhorar os resultados, além de promover capacitações voltadas para o aprimoramento da qualidade da gestão, dos produtos e dos serviços prestados.

"Temos realizado este tipo de feira em vários territórios onde o projeto atua e verificamos que os participantes ganham não só com a venda de seus produtos, mas com a experiência de contato com o público. Eles aprendem a melhorar a organização, a apresentação e a embalagem dos produtos e percebem o que funciona e o que não funciona, diretamente com o consumidor. É uma verdadeira aula prática onde podemos verificar o aprendizado adquirido com as capacitações teóricas”, explica Maria Angélica Lins de Cerqueira, gerente de Apoio ao Empreendedorismo da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos.

O projeto BH Negócios é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Minas Gerais (Femicro-MG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além do Barreiro, o projeto está implantado nas regionais Centro-Sul, Leste e Venda Nova. Desde o projeto-piloto até agosto deste ano, a iniciativa já realizou 5.266 capacitações e gerou 981 formalizações de empresas (CNPJ).

Feira BH Negócios no Barreiro

Dia 8 de outubro, das 9h às 14h