Residenciais comemoram Dia das Crianças no Barreiro

Mulher com chapéu de pirata maquia uma criança, outras nove estão ao redor dela. Foto: Divulgação PBH

Residenciais comemoram Dia das Crianças no Barreiro

A última manhã de sábado, dia 7 de outubro, teve sabor de infância para os moradores dos residenciais Serras de Minas I e II, construídos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, na região do Barreiro. É que a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), em parceria com a Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga, o Centro Cultural Vila Santa Rita e duas igrejas da região, promoveram uma manhã de lazer para comemorar o Dia das Crianças na escola. Cama elástica, pipoca, algodão doce, piscina de bolinhas e apresentação teatral com o espetáculo "Rei Sapo" foram algumas das atividades do evento, que também contou com a participação de moradores do entorno.

De acordo com a técnica social da Diretoria de Habitação e Regularização da Urbel, Janice Ferreira, essa é mais uma das ações de Pós-Morar, realizadas com a comunidade local para facilitar a adequação das famílias a uma nova realidade. "Desde a entrega dos apartamentos diversas atividades estão sendo desenvolvidas pela equipe social. E investir nas crianças é mais uma forma de possibilitar a integração, a inclusão e o fortalecimento da comunidade. Para isso, buscamos os parceiros da região para juntar forças e fazer um trabalho ainda melhor com a meninada", explicou.

A atriz Shirley Rodrigues, que trabalha no Centro Cultural Vila Santa Rita e mora na região, contribuiu com a apresentação do seu grupo teatral e fez sucesso com as crianças. "Um dos nossos objetivos é pensar muito nas formas de levar cultura e informação para as pessoas, oferecendo espaços de qualidade que tragam esse quê de aproximação entre elas. E pra mim é particularmente importante atuar aqui, pensar, formar esse público e ainda aprender com ele ", disse.

Emilly Cardoso, de 8 anos, achou a comemoração bem divertida e participou de todas as brincadeiras.  "Entrei na fila pra tia fazer pintura de borboleta em mim, brinquei no pula-pula, trouxe um ursinho pra trocar e quero ganhar uma boneca". E ao ser perguntada sobre o Residencial onde mora, ela se mostrou satisfeita. "Eu gosto de morar aqui e frequentar essa escola, porque tem muitas coisas legais pra gente fazer e eu já tenho um monte de amigos", completou a menina.

Mas não foram apenas as crianças que compareceram à manhã de lazer na escola. A mãe Juliana Oliveira, que mora no Serras de Minas I, tem marcado presença desde o ano passado, quando o evento foi realizado dentro do próprio condomínio. "Tenho uma filha de 8 anos e ela gosta muito de vir. Por ser mais tímida, essa é uma oportunidade dela sair, ter uma integração maior com outros meninos da comunidade. Tomara que ela seja igual a mim, que participa de tudo que a Urbel faz aqui. É curso de corte e costura, de subsíndicos e tudo mais. Foi uma sorte grande conseguir um apartamento nessa região", falou agradecida.