Projeto Câmara Mirim leva alunos municipais para Brasília

Homem e mulher dão palestra para alunos da Rede Municipal de Ensino.Foto: Divulgação PBH

Projeto Câmara Mirim leva alunos municipais para Brasília

Cerca de 40 alunos de dez escolas da Rede Municipal de Educação irão representar Belo Horizonte na Câmara Mirim Federal. Junto com estudantes de todo o país, os jovens terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos trabalhos parlamentares. As atividades acontecem quinta e sexta-feiras, dias 19 e 20 de outubro.

Alunos, pais e representantes das escolas participantes da iniciativa estiveram, nesta terça-feira, dia 17, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) para um encontro que abordou os últimos detalhes da viagem. A coordenadora de projetos especiais da SMED, Marina Nogueira, falou sobre a reunião. “Esta reunião do projeto Câmara Mirim é preparatória para a viagem dos nossos vereadores mirins a Brasília. Nosso objetivo é proporcionar, a esses estudantes, o contato com o funcionamento parlamentar federal. Aqui no município, eles já participam de simulações na Câmara Municipal. Em Brasília, eles visitarão tanto o Senado quanto a Câmara Federal”, disse Marina.

Câmara Mirim

O 'Câmara Mirim' é um projeto de educação para a cidadania, promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Ao longo deste ano, os alunos das escolas municipais da capital tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da CMBH. Estudantes foram eleitos para representar as escolas em reuniões periódicas na Câmara, nas quais puderam discutir problemas da cidade e até apresentarem propostas de lei.