Prefeitura realiza evento de promoção da saúde bucal no CRJ

Dentista atendendo paciente em consultório. Foto: Divulgação PBH

Prefeitura realiza evento de promoção da saúde bucal no CRJ

Em 25 de outubro é comemorado o Dia do Cirurgião Dentista. Na data, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), irá promover a “Odontolândia”, um circuito com várias oficinas com orientações sobre a saúde bucal. São esperados 400 estudantes, com idades entre 6 e 11 anos. O evento acontece no dia 25 de outubro, das 9h às 11h30, no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50 – Centro).

A Odontolândia é uma estratégia de promoção e educação em saúde que aborda o cuidado e orientações com ênfase na saúde bucal de maneira lúdica, criativa e participativa. As oficinas abordarão temas específicos como: dentições, alimentação saudável, doenças que acometem a boca, higiene bucal e jogos. As oficinas têm como monitores os profissionais da saúde bucal, e utilizam materiais diversos como papéis a tecidos, linhas, colas, massa para biscuit, garrafas pet e embalagens diversas.

O evento também com conta com apresentação do grupo de mobilização social da SMSA, Mobiliza-SUS, aula de Lian Gong, Academia da Cidade e oficina labirinto.

Responsável por aguçar os sentidos do nosso paladar, a falta de cuidado e a higiene com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose.

Em Belo Horizonte, o atendimento de odontologia acontece nos Centros de Saúde e também três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e as UPAs Norte e Oeste. São 397 dentistas da Atenção Primária (Centros de Saúde), 171 técnicos de saúde bucal e 332 auxiliares de saúde bucal. Na atenção primária é feito o controle de doenças bucais com usuários de todas as idades.  Quando necessário, depois de concluir o tratamento na atenção primária, o usuário é encaminhado para uma das unidades do CEO.

Dia do Cirurgia Dentista – Odontolândia

Data: 25 de outubro

Horário: das 9h às 11h30

Local: Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50 – Centro)