Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Política de Vigilância em Saúde de BH é referência nacional

Agente comunitário de saúde realiza conferência de vasilhas, possíveis focos de reprodução do mosquito da dengueFoto: Mara Damasceno/PBH

Política de Vigilância em Saúde de BH é referência nacional

criado em - atualizado em

O trabalho de Vigilância em Saúde realizado em Belo Horizonte foi reconhecido em âmbito nacional e será apresentado na I Conferência de Vigilância em Saúde, marcada para esta terça-feira, dia 7, em Campo Grande (MS). As ações implantadas em BH no controle da dengue e da leishmaniose, premiadas na Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas (Expoepi 2017) serão os temas apresentados pelo subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde, Fabiano Pimenta.

 

Belo Horizonte se destaca com a execução de iniciativas pioneiras no que se refere à Vigilância em Saúde, área que tem a função de antecipar medidas preventivas, monitorar indicadores de saúde, programar e executar ações coletivas. Entre as ações preventivas executadas neste ano, destacam-se o monitoramento de primatas, a ampla vacinação contra a febre amarela e interdição de parques que apresentavam risco de contaminação.

 

Por ter um trabalho bem estruturado, Belo Horizonte foi a primeira capital escolhida para o desenvolvimento do projeto Eliminar a Dengue: nosso desafio. Parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), o projeto conta com financiamento internacional. A partir do ano que vem, a bactéria Wolbachia será introduzida, em laboratório, no mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. Assim, o mosquito que hospeda a bactéria não será capaz de transmitir os vírus dessas doenças. Esses mosquitos, liberados no meio ambiente, irão se reproduzir, inibindo a transmissão.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.