Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Oficinas de violão movimentam o Centro Cultural Vila Santa

Seis pessoas, sentadas em uma sala, fazem oficina de violão. Foto: Sabrina Dourado

Oficinas de violão movimentam o Centro Cultural Vila Santa

criado em - atualizado em

O Centro Cultural Vila Santa Rita oferece programação ampla e diversificada nas mais diferentes áreas: artes plásticas, dança, música, teatro, literatura, memória e patrimônio. Entre as atrações oferecidas pelo Centro, mantido pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura, está uma dobradinha de sucesso que tem a música como eixo: as oficinas Livre de Violão e de Experimentação Musical.


A Oficina Livre de Violão surgiu como alternativa de continuidade à aula de sensibilização ao instrumento. “Com o final da oficina, os alunos se mobilizaram para continuar as aulas do instrumento por aqui”, conta o gerente da unidade, Ricardo Ulpiano. A turma é formada por um grupo heterogêneo de alunos com diferentes níveis de aprendizado e faixa etária, que varia de 13 a 65 anos. “Trabalhamos o aprendizado empírico do violão. Através dos sentidos, ouvidos e olhos, os alunos vão desenvolvendo sua percepção musical, e, dessa forma, desenvolve-se também o aprendizado de repertório”, explica Ricardo.


Já a Oficina de Experimentação Musical surgiu no início de 2017, demandada por bailarinos, atores e poetas que se interessam pela criação de música e trilhas sonoras para seus espetáculos. Ricardo Ulpiano ressalta a característica desse grupo de participantes. “Esta atividade atende a um grupo que, apesar de heterogêneo, está mais voltado à profissionalização, na qual poetas, atores e bailarinos buscam desenvolver métodos e capacidade de criação musical para seus trabalhos artísticos”. Atualmente, os alunos estão em processo de gravação de seus temas criados durante o ano, o que desencadeará em um CD como produto da oficina. 


Tanto a Oficina Livre de Violão quanto a Oficina de Experimentação Musical são ministradas por Ricardo Ulpiano. Ambas têm caráter continuado, com isso, novos alunos podem ser admitidos durante o processo da oficina.


 
Aprovação pela comunidade

Juscielen Valesca, 15 anos, estudante, moradora do bairro Petrópolis, faz parte do grupo de alunos da Oficina Livre de Violão. "A aula de violão é muito boa para aprender músicas e ritmo. Os alunos são bons, um ajuda o outro, e o professor dá atenção a todos e ensina quantas vezes precisar”, explica. 


Evelyn Raiane, 16 anos, dançarina, moradora da Vila Santa Rita, também aprova a oficina. "Faço aulas de música há dois anos, incluindo a aula de violão no CCVSR. Tenho gostado e aprendido bastante. É uma oportunidade imensa que temos, pois as aulas têm qualidade, e a atenção que temos não teríamos nem se pagássemos uma fortuna", diz.


Emerson Guilherme, 33 anos, dançarino urbano atuante no Centro Cultural, morador do bairro Santa Maria, em Contagem, é integrante da Oficina de Experimentação Musical. "A aula de criação se define como espaço onde criamos e fabricamos música na sua plenitude. É simplesmente maravilhoso”, elogia. Herison Azevedo, 50 anos, motorista de ônibus aposentado, morador do bairro Marilândia, em Ibirité, é também um entusiasta da oficina: "sinto muita seriedade e dedicação do professor, é muito bom".


Ricardo avalia essa dobradinha de oficinas voltadas à música. Para ele, as atividades de música têm sido importantes para o centro cultural, tanto no sentido de possibilitar o aprendizado musical, quanto no sentido de promover a integração de grupos e artistas aqui do entorno. “A oficina de violão é uma das mais demandadas por aqui, e para nós, que trabalhamos no centro cultural, atender a esse anseio da comunidade é muito importante. Já a oficina de experimentação é um espaço de criação e desenvolvimento artístico em alto nível, no qual vivenciamos os processos de composição e de musicalização, chegando ao ponto de produzir obras a partir destas experiências. É de fato o sentimento da realização da política pública sendo entregue diretamente à população", conclui.


O Centro Cultural Vila Santa Rita fica na rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita. Telefone: 3277-1519. E-mail ccvsr@pbh.gov.br Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.