Para comemorar os 10 anos do Programa Escola Integrada, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza até a próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, a “I Semana da Educação Integral”. Com o tema “Educação Integral na Cidade: uma década de histórias”, o evento, realizado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro), tem como objetivo discutir a trajetória do programa e apresentar possibilidades para os próximos anos.
Estão previstas mesas de discussão sobre temáticas importantes para a Educação Integrada na cidade. A palestra de abertura aconteceu na segunda-feira, 20, contou com a participação do vice-prefeito de BH, Paulo Lamac, além dos secretários municipais de Cultura, Juca Ferreira; de Políticas Sociais, Maíra da Cunha Pinto Colares; do presidente da Belotur, Aluizer Malab; e do subsecretário de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior. Para a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, a presença de representantes de diversas pastas é reflexo das ações da Escola Integrada ao longo dos dez anos, pois, por meio desse Programa, os estudantes da Rede têm oportunidades variadas e relacionadas a diversas temáticas.
“A Educação Integral é um programa da cidade e não apenas da Secretaria de Educação. Ele nos mostra que educar é mais do que estar na sala de aula, educar é uma responsabilidade da cidade. Por meio desse Programa, oferecemos atividades esportivas, culturais e integramos nossos estudantes com os mais variados espaços de Belo Horizonte”, afirma a secretária. “Esse marco de dez anos é muito importante e nos faz olhar para tudo que deu certo no Programa, no intuito de vislumbrar crescimento. Queremos ampliar cada vez mais essa cultura de diálogo com a cidade e propiciar, aos nossos alunos, formas diversificadas de aprendizado”, conclui.
O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, ressaltou a importância do Programa para valorizar a cultura na capital mineira. “A importância da Escola Integrada é que ela prepara o indivíduo para a plena realização da condição humana, uma vez que oferece atividades culturais, esportivas e de lazer para além dos muros da escola. A educação é o centro para uma sociedade igualitária e a Escola Integrada é parte desse processo”, avalia o secretário, que destacou ainda o papel do Programa para a criação de uma educação sustentável e atenta ao mercado de trabalho.
Entre as ações da Escola Integrada está uma série de visitas a espaços culturais de Belo Horizonte. O Projeto Circuito de Museus promove a visita de estudantes a museus e centros culturais belo-horizontinos. Em 2017, o Projeto levou estudantes para visitas em 31 espaços e atendeu mais de sete mil alunos, de 111 escolas de ensino fundamental.
Outra ação de relevância é o Projeto Entrando em Campo. Por meio dessa iniciativa estudantes de escolas municipais têm a oportunidade de assistir a jogos dos clubes América, Atlético Mineiro e Cruzeiro. De maio até agora, cerca de 7 mil estudantes foram contemplados pelo projeto e assistiram a jogos do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro. A ação proporcionou, além da presença nos jogos, a visita dos estudantes ao Centro de Treinamento do América Futebol Clube.
No último dia de evento, a Secretaria Municipal de Educação premiará as três escolas que se destacaram na Mostra de Investigação Científica Escolar, realizada nos dias 21 e 22 de setembro de 2017, e entregará também o “Selo BH Sustentável”, que reconhece boas práticas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas nas escolas municipais ao longo de 2017.