Escolas municipais fazem Semana da Orientação Profissional

Fachada da Escola Municipal Solar Rubi.Foto: Divulgação PBH

Escolas municipais fazem Semana da Orientação Profissional

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realiza, a partir de segunda-feira, dia 27 de novembro, a Semana da Orientação Profissional: Construindo o seu Projeto de Futuro. A proposta, voltada para os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem o objetivo de oferecer atividades de orientação sobre o mundo do trabalho e promover dinâmicas de autoconhecimento. Os estudantes também serão orientados sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho e as qualificações necessárias, bem com suas atribuições e tarefas.

As ações da Semana da Orientação Profissional, planejadas para despertar nos jovens o interesse para a construção de projeto de futuro, vão até sexta-feira, dia 1º de dezembro.

Mais de 300 estudantes estarão envolvidos em palestras, oficinas, minicursos e outras experiências voltadas para o mundo do trabalho. As ações, realizadas nas escolas todos os dias da semana, são oferecidas por diferentes instituições parceiras ligadas à educação profissional, primeiro emprego, estágio, empreendedorismo e ensino superior.

Na quarta-feira, dia 29, os estudantes vão participar de diferentes atividades culturais, palestras motivacionais, mesa-redonda, mostras de profissões e outras oportunidades, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação. São esperados cerca de 500 participantes.

Primeiro ano de realização

A Semana da Orientação Profissional, instituída pela Lei Municipal nº 11.056, coordenada e organizada pelas Diretorias de Educação Integral e do Ensino Fundamental da SMED, vai atender dez unidades escolares este ano.

O diretor do Ensino Fundamental, Paulo de Tarso Reis, a destaca a relevância do evento, uma vez que as atividades propostas poderão auxiliar os jovens nas escolhas para o futuro. “Muitos participantes já se encontram no mercado de trabalho como, por exemplo, os estudantes da EJA. Outros, porém, farão parte dessa realidade futuramente. Nesse sentido, todas as atividades vão orientá-los na escolha por uma profissão e nos caminhos que eles devem trilhar para alcançá-la”.