Secretaria Municipal de Educação realiza cadastro da EJA

Seis alunos adultos em sala de aula, duas professoras orientadoras acompanham, uma no quadro branco, outra acompanhando o alunoFoto: Magi Mappa/PBH

Secretaria Municipal de Educação realiza cadastro da EJA

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) realiza, a partir da próxima semana, o cadastro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Fundamental. Podem se cadastrar adultos, idosos e jovens, a partir de 15 anos. Os interessados em retomar ou iniciar os estudos no ensino fundamental devem preencher o formulário eletrônico que estará disponível neste link

O cadastro no site estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, e termina no dia 10 de dezembro. A realização do cadastro não significa a confirmação de matrícula ou reserva de vaga na EJA. Cada cidadão poderá se inscrever no cadastro da EJA uma única vez. No ato do preenchimento do formulário eletrônico, o interessado deverá informar se deseja estudar próximo da sua residência ou do seu trabalho ou, ainda, em outro local de sua preferência.

Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato receberá um número de protocolo e poderá acessar o sistema, a partir de 22 de janeiro do próximo ano, para obter informação sobre a oferta de vagas na EJA da Rede Municipal de Educação.

Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão realizar o cadastro por meio dos computadores disponibilizados pelas Diretorias Regionais de Educação e pelos laboratórios de informática das escolas municipais que possuem atendimento do Programa Escola Aberta. No total, 147 escolas estão disponíveis para esse atendimento.

Educação de Jovens e Adultos

Atualmente, a EJA é ofertada em 119 escolas municipais de Belo Horizonte, atendendo a cerca de 13 mil estudantes, nos períodos da manhã, tarde e noite. No total, são cerca de 500 turmas de EJA, funcionando nas escolas municipais ou em espaços não escolares como, por exemplo, Centros Comunitários, Centros de Convivência e Centro de Referência da Pessoa Idosa. A matrícula e a certificação na EJA em escolas municipais podem ocorrer em qualquer época do ano.