Escolas são premiadas por atividades de educação no trânsito

Três alunas seguram certificado Escola Segura.Foto: Leila Porto

Escolas são premiadas por atividades de educação no trânsito

Alunos que participaram do Programa Escola Segura 2017 receberam uma certificação pelo bom desempenho nas ações de conscientização em relação à prevenção de mortes e acidentes no tráfego. Eles comemoraram o Dia Internacional da Cidade Educadora com um cortejo que teve início na Praça da Liberdade, passando pela Praça Afonso Arinos e rua Sapucaí, e chegando ao Parque Municipal. Participaram 43 escolas, que receberam as placas como reconhecimento de seu trabalho junto aos alunos.

O Programa Escolas Seguras, que envolve a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a BHTrans, desenvolve ações de educação para o trânsito e sinalização de vias públicas, com o objetivo de educar a população para atitudes mais seguras e responsáveis, diminuindo o número de acidentes de trânsito no entorno das escolas.

Essa é a quarta edição do projeto. “As escolas fizeram caminhada e performances preparadas. Foram entregues placas a elas. Todas desenvolveram ações importantes, ficamos muito satisfeitos”, disse a diretora de promoção à saúde e vigilância epidemiológica, Lúcia Paixão.

A referência técnica da diretoria de educação integral, Arminda Aparecida de Oliveira, destacou que o evento ainda serviu para BH celebrar o Dia Internacional das Cidades Educadoras: “Juntamos as homenagens à Cidade Educadora e a premiação do Projeto Escola Segura, com o cortejo por três pontos da cidade. As crianças voltam mais alegres para escola, a aprendizagem delas é outra”, disse.

Esse foi o terceiro ano seguido que a Escola Municipal Maria da Assunção de Marco participou do evento. Foram diversas atividades realizadas durante todo o ano, como gincanas, passeata, auditório cultural, todas voltadas para a educação para o trânsito. A turma levou a placa ouro como homenagem máxima pelo sucesso das atividades realizadas. “Viemos em 42 alunos mais o grupa da fanfarra. Havia grande expectativa dos alunos de como seria o resultado. Recebemos o ouro, foi bem positivo nosso trabalho”, comemorou a coordenadora pedagógica Jaqueline Aparecida Fernandes.

Alunos da Escola Municipal Ana Alves Teixeira estavam bem contentes com a posição de bronze recebida no evento. A turma desenvolveu atividades na escola e havia ensaiado muito na fanfarra e coreografia para participar da ação durante o trajeto até o parque Municipal. “Achei muito legal a premiação. A nossa escola ensina muitas coisas para gente e nós trabalhamos muito nas nossas apresentações”, disse Ana Clara Honorato, de 10 anos, aluna do 4º ano, segurando animada a placa da premiação bronze.