Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH prorroga prazo de inscrições para o Concurso Gentileza

Homem com máscara de segurança e luva grafita muro com flores e cores vibrantes, durante o dia.Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH prorroga prazo de inscrições para o Concurso Gentileza

criado em - atualizado em
O prazo de inscrições de propostas de arte urbana para o Concurso Gentileza foi prorrogado até o dia 7 de fevereiro, quarta-feira. O projeto, desenvolvido pela  Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (FMC), visa reconhecer, valorizar e potencializar as manifestações artísticas no espaço público do município. As orientações sobre o processo de inscrição estão disponíveis na página Gentileza. A inscrição é gratuita.

Serão selecionadas 40 propostas de murais artísticos de arte urbana apresentadas por artistas individuais, coletivos artísticos ou grupos de artistas. O objetivo é fortalecer e potencializar as manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público de Belo Horizonte, difundir as artes urbanas nas regionais e territórios da cidade, além de reconhecer e valorizar a pluralidade de ações no âmbito das artes urbanas no município. 

Serão aceitas propostas das seguintes linguagens: grafite, estêncil, pintura livre, sticker, lambe-lambe, muralismo, pintura mural, entre outras. Cada proposta selecionada receberá um prêmio de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) bem como a outorga de autorização para a execução da pintura do mural artístico de arte urbana em espaço público e/ou privado de acesso público irrestrito. O montante total disponibilizado para o concurso será de R$ 300 mil.

A seleção das propostas será feita por uma Comissão de Habilitação e Seleção, composta por seis membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. As propostas serão selecionadas com base em cinco critérios: histórico de realizações, portfólio e currículo; exemplaridade da proposta, dimensões compatíveis e originalidade da obra; grau de singularidade do local indicado para o mural artístico; facilidade de acesso pelo público; e forma da expressão cultural, considerando a diversidade de linguagens artísticas.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.