Escola Municipal cria Associação de Pais e Funcionários

Assembleia da Associação de Pais, Mestres, Estudantes e Funcionários do ImacoFoto: José Wilson

Escola Municipal cria Associação de Pais e Funcionários

A Escola Municipal Imaco (rua Gonçalves Dias, 1188, no bairro Funcionários), realizou em maio eleição para composição da APMF (Associação de Pais, Mestres, Estudantes e Funcionários) da escola. Com um leque variado de modalidades pedagógicas e atendendo a um público de 0 a 80 anos, a criação de uma APMF é uma iniciativa bem vinda para o avanço político e pedagógico da instituição.

O Imaco oferece Educação Infantil, através da UMEI Delfim Moreira, além do Ensino Fundamental (1º,2º e 3ºs Ciclos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com turmas de Alfabetização e de Certificação. Desenvolve também os programas Escola Integrada e Escola nas Férias.

A assembleia que determinou não apenas a criação da entidade mas também aprovação do estatuto da APMFA  eleição de seus membros ocorreu em clima de intenso debate, porém de forma solidária e cooperativa. Afinal, todos os segmentos da comunidade escolar estiveram representados e puderam opinar e expor as suas demandas, propostas e expectativas.

Segundo a Diretora da Escola, professora Malu Olegário, a criação da Associação é uma realização de um sonho e o cumprimento de uma meta de seu mandato, além de propiciar melhor diálogo entre a comunidade escolar, tornando esta comunicação  mais ágil e eficiente.

A APMF tem como objetivo, também, promover o debate e a reflexão sobre o projeto político pedagógico da instituição, a discussão do cotidiano escolar e o encaminhamento de propostas que proporcionem a otimização dos recursos financeiros, materiais e humanos. O objetivo final – e mais significativo – é, certamente, a melhora das relações humanas, o aumento da proficiência da Escola e a instauração de um clima escolar que propicie um ambiente favorável ao ensino/aprendizagem e à participação de todos na vida da Escola.