Pular para o conteúdo principal

Superar

Superar
| atualizado em

O Programa Superar foi implantado em 1994, a partir de diagnóstico realizado junto a movimentos sociais, com o propósito de elaborar, coordenar, executar e supervisionar políticas públicas de esportes e lazer no município de Belo Horizonte. O Programa é executado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio da Diretoria de Formação Esportiva e atende 750  alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, com autismo e múltipla.
 

As atividades do Superar são realizadas em dois núcleos de atendimento: Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência (CREPPD), no bairro Carlos Prates, região Noroeste e a Escola Municipal Frei Leopoldo, no bairro Salgado Filho, região Oeste. Nesses núcleos, os alunos praticam esportes nas modalidades:  atletismo, basquetebol, tênis de mesa, bocha regular e paralímpica, voleibol sentado, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação e rugby em cadeira de rodas.
 

No plano de ações de ampliação e descentralização de atendimentos do programa, consta a criação de um núcleo na regional Venda Nova, nas dependências da sede do antigo CAC Venda Nova que passará por obras que incluirão cobertura de três quadras esportivas, reforma de duas piscinas, vestiários e prédio administrativo.

 

Atletas campeões

O Programa Superar atua com a diretriz de ofertar possibilidades de atendimento inclusivo à pessoa com deficiência por meio da prática do esporte educacional ou de rendimento. O sucesso do Programa na área competitiva pode ser constatado pela grande número de alunos medalhistas de competições de âmbito estadual, nacional e mundial. Um dos alunos é a atleta Deanne Silva de Almeida, deficiente visual, atleta do Programa Superar desde o ano de 2003, no CREPPD, que detém a classificação de terceiro lugar no ranking mundial de judô paralímpico.
 

Além da atleta Deanne, nos últimos Jogos Estudantis de Minas Gerais-JEMG, a delegação do Superar conquistou os títulos de vice-campeão geral de bocha paralímpica e de campeão na modalidade tênis de mesa. Nas paralimpíadas Escolares Nacionais ocorridas em novembro último, os alunos obtiveram medalhas de ouro e prata no tênis de mesa e de prata no judô.

 

Eventos

No calendário anual de eventos do Superar consta Grito de Carnaval, Festival Superar, torneio que envolve quase todos os alunos matriculados nos núcleos e Festa Junina.

 

Formação e Capacitação

O Programa Superar tem como propósito promover e difundir conhecimentos acadêmicos e técnicos referentes ao esporte e lazer para pessoas com deficiência e sensibilizar estudantes do ensino fundamental, médio e superior no sentido de informar e despertar a sociedade para as potencialidades das pessoas com deficiência.
 

Para alcançar esse objetivo o Programa se vale de variadas atividades, como agendamento de visitas técnicas ao CREPPD, atendimento psicológico individual e em grupos destinado a alunos e seus responsáveis, realização de cursos internos e promoção de eventos de capacitação abertos ao público, projeto de inclusão em parceria com a UMEI Carlos Prates Danielle Mitterrand. A atuação do programa nesta área  alcança cerca de 3.500 atendimentos anual.
 

São requisitos para ingressar no Programa, a  apresentação de  laudo de deficiência e existência de vagas.

 

Diretoria de Formação Esportiva

Telefone: 3277-4546
E-mail: superar@pbh.gov.br

Voltar