Pular para o conteúdo principal

Vida Ativa

Vida Ativa
| atualizado em

O Programa “Vida Ativa”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove atividades físicas, de lazer e de socialização à população com idade superior a 50 anos. Criado em 1994, o Programa tem o objetivo de planejar e executar ações que despertem no público adulto e idoso a consciência sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a melhoria de sua saúde e de seu bem estar.
 

Considerando o significativo crescimento da população idosa,   a Constituição Federal, a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, que preconizam a prática do  esporte e o lazer  como direitos, o Programa “Vida Ativa” busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e, por meio das atividades desenvolvidas, colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes.

 

 As principais formas de atuação do Programa são:

- Atendimento semanal  a 41 núcleos regionalizados com a realização de aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras e danças. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais e estagiários de Educação Física, atendendo a aproximadamente 2.800 alunos por mês.

pdf vd redux 51x71.png  Núcleos - Vida Ativa

 - Atendimento a 10 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) com a realização semanal de atividades  físicas e recreativas adaptadas.

pdf vd redux 51x71.png   ILPIs - Vida Ativa

- Realização de eventos recreativos, que em 2017 incluiu  passeios ao Cine Teatro Brasil e apresentação da Orquestra Filarmônica.

 

Como participar

Os interessados em participar do Programa devem se dirigir a um dos locais de atendimento para fazer sua inscrição e devem ter idade superior a 50 anos e apresentar  documentos pessoais e atestado médico de aptidão para a prática de atividades físicas. Mais informações: vidaativa@pbh.gov.br.

Voltar