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Arquivo Público

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Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.
 

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade de Belo Horizonte.
 

Para garantir o acesso a toda essa documentação, profissionais de diversas áreas trabalham em ações que envolvem gestão de documentos, conservação, organização e arranjo dos conjuntos documentais.
 

Não é necessário agendamento para acessar o acervo disponível na Sala de Consultas do APCBH. É preciso apenas de identificar. Para auxiliar a pesquisa são disponibilizados instrumentos como guia, inventários, catálogos e outros, além de ser possível a pesquisa pela internet O site da instituição traz as coleções de revistas e dos relatórios dos prefeitos, bem como diversas informações sobre o Arquivo Público, suas atividades, eventos, instrumentos de pesquisa e outras publicações.

 

Objetivo

O APCBH tem como objetivo primeiro e fundamental a preservação sistemática dos acervos documentais produzidos e recebidos pelo Poder Executivo e Legislativo Municipal, bem como dos documentos privados de interesse público, visando à eficiência e à transparência das operações da administração pública, à pesquisa científica, a proteção dos direitos do cidadão e ao desenvolvimento da identidade local.
 

Por meio da gestão documental, o APCBH vem trabalhando para garantir o recolhimento do patrimônio documental de órgãos e unidades funcionais públicas municipais, aplicando nesses acervos as devidas técnicas de arranjo, descrição e preservação, possibilitando-lhes a divulgação mediante instrumentos de acesso, pesquisas científica.

 

Contato

Endereço: Rua Itambé, 227, Floresta, Belo Horizonte , Minas Gerais, Brasil, CEP 30.150-150

Telefone: (31)3277-4603 (Sala de Consultas)

E-mail: apcbh@pbh.gov.br 

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