Modelagem de dados geográficos, ferramenta CASE Enterprise Architect (EA)
A modelagem de dados geográficos é realizada com o auxílio de modelos que possuem características específicas para dar suporte aos requisitos de dados geográficos. O modelo OMT-G foi proposto para dar suporte a esses requisitos, sendo composto por primitivas para representar as características geométricas e topológicas dos dados geográficos, assim como os relacionamentos espaciais.
Para realizar a modelagem de dados geográficos usando o modelo OMT-G, foi implementada, pelo Geoprocessamento Corporativo, a customização da ferramenta CASE Enterprise Architect (EA), sendo possível utilizar todas as primitivas do modelo OMT-G. Além disso, é possível, também, gerar transformações de modelos de forma automática, utilizando a abordagem Model Driven Architecture (MDA). Assim, a partir do modelo conceitual, pode-se gerar scripts de banco de dados geográficos de forma automática usando os construtores do SGBD Oracle Spatial e também do PostGIS.
Além de aumentar a produtividade e melhorar a documentação e manutenção no desenvolvimento de modelos de dados geográficos, a customização da ferramenta EA também contribui para o estabelecimento de um padrão para modelagem de dados geográficos na Prefeitura de Belo Horizonte.
Para maiores detalhes a respeito da modelagem de dados geográficos usando a ferramenta EA, consulte o manual por meio do link abaixo.
Acesso ao manual de usuário