Museu da Moda promove aulas abertas de moda e design

Museu da Moda - fachadaFoto: Ricardo Laf/PBH

Museu da Moda promove aulas abertas de moda e design

A Fundação Municipal de Cultura realiza, no Museu da Moda de Belo Horizonte, o projeto “Aula Aberta”. São aulas gratuitas, ministradas por professores das principais universidades da cidade, abertas a todos os interessados em moda e design. A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos relacionados à moda entre a sociedade civil e acadêmica da cidade. As aulas acontecem toda semana, às quartas-feiras, com professores convidados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da fanpage do Museu.

O projeto se destina aos estudantes que pretendem cursar futuramente uma graduação, pós-graduação ou curso técnico de Design de Produtos, Moda, Design de Interiores, Design Gráfico ou Design de Joias. Estas pessoas terão a oportunidade de assistir as aulas das instituições mais renomadas de Belo Horizonte.

Através do projeto, pretende-se aumentar a visibilidade de faculdades e universidades especializadas em Moda e Design em Belo Horizonte, dando a oportunidade para interessados e público geral conhecerem mais sobre o conteúdo dos cursos superiores, a cultura de cada instituição de ensino, bem como seus docentes e discentes. Além disso, o projeto “Aula Aberta” tem como objetivo estreitar os laços entre os espaços do museu com pesquisadores e estudantes destas áreas.

Projeto Aula Aberta

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro).

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Informações para o público: (31) 3277-4384.

PROGRAMAÇÃO – AGOSTO 2017

DIA 16 DE AGOSTO, DAS 19h ÀS 21h

Instituição: Ateliê Ananda Sette

Curso: Modelagem Descomplicada, Corte e Costura.

Professora: Ananda Sette Câmara

Conteúdo: Será apresentado o método de ensino da modelagem a partir de moldes base, corte e costura de roupas, além de um breve histórico das marcas Botões (feminino), Botõeszinhos (infantil) e do Ateliê Ananda Sette, onde são ministrados os cursos e oficinas de costura.

DIA 23 DE AGOSTO, DAS 19h ÀS 21h – EDIÇÃO ESPECIAL SLOW WEEK

Instituição: Escola de Design – Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Curso: Design de Gemas e Joias

Tema: Sustentabilidade no design de joias e acessórios

Professora: Andreia Salvan Pagnan

Conteúdo: A palestra irá abordar as iniciativas do setor de moda e joias que visam à sustentabilidade e o consumo consciente, contextualizando os novos materiais utilizados na joalheria e nas bijuterias. Também explorar materiais e processos contemporâneos que substituem os materiais nobres utilizados na joalheria tradicional.

DIA 30 DE AGOSTO, DAS 19h ÀS 21h

Instituição: Universidade FUMEC

Tema: A Tecnologia Têxtil a favor do Novo Vestuário

Professor: Ney Róblis Versiani Costa

Conteúdo: A palestra abordará as principais fibras naturais e sintéticas presentes no nosso dia-a-dia, dicas de como aumentar a durabilidade de nossas roupas, identificação dos símbolos de identificação dos símbolos nas etiquetas de composição das peças e um levantamento sobre a importações, exportações e mercado de trabalho no cenário atual brasileiro.