Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Conheça o Museu da Moda

Interior do Museu da Moda, com vitrais nas cores azul e vermelho em sala com escada.Foto: Adão de Souza/PBH

Conheça o Museu da Moda

criado em - atualizado em
Em diversos pontos de Belo Horizonte, os sinais de pedestres mostram a imagem de um prédio histórico no lugar dos símbolos tradicionais. A iniciativa faz parte do projeto “Cidade Revelada – Interpretação e Sinalização do Patrimônio Histórico”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a BHTrans.

No Cidade Revelada, a Prefeitura instalou novas máscaras nos semáforos de Belo Horizonte para destacar os principais patrimônios culturais da cidade. A ideia é chamar a atenção para os valores históricos e arquitetônicos desses ícones, instigando a população a lançar um novo olhar sobre a cidade.

O projeto sinaliza vários prédios históricos da capital mineira. Um deles é o Museu da Moda, no semáforo do cruzamento da rua da Bahia com avenida Augusto de Lima. Importante patrimônio da cidade, o Museu da Moda encanta tanto pelas luzes de seu interior, filtradas pelo vitral vermelho e azul, quanto pela iluminação externa, vista pela rua ou pela sacada do Edifício Malletta durante a noite. Com uma escada em madeira escura, portas tijolo e uma bela torre com relógio, o prédio foi construído em forma de castelinho.

Já foi o endereço da Câmara Municipal, Museu de Mineralogia e da Força Expedicionária Brasileira, entre outras instituições. E, embora seja confundido muitas vezes com uma igreja, o Castelinho nunca funcionou como uma instituição religiosa O arquiteto que o projetou, Francisco Isidro Monteiro, decidiu subverter o uso da construção gótica, destinando-a para a utilização pública. Geralmente, os prédios públicos seguiam o estilo neoclássico, como a maioria dos edifícios de BH.

Construído em 1911 e inaugurado em 1914, menos de vinte anos depois da fundação da cidade, o edifício permitia ter uma visão panorâmica de Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em de 1975, o Castelinho da Bahia foi restaurado, se transformou em Centro de Cultura de Belo Horizonte em 1997 e, desde 2012, abriga o Centro de Referência da Moda, que abriga debates, estudos, desfiles, exposições, seminários e cursos sobre o tema.

Em dezembro de 2016, passou por outra transformação e se tornou o primeiro museu público dedicado exclusivamente à moda no Brasil: o Museu da Moda de Belo Horizonte, com a proposta de ser uma referência em memória e pesquisa de moda, indumentária e comportamento de várias épocas. O espaço conta com dois locais para exposição e um teatro com capacidade para 77 pessoas.


 
Placas e totens

Museu da Moda é um dos prédios históricos homenageados no projeto que incentiva a valorização do patrimônio da capital mineira construção, famílias e visitantes ilustres que por ali passaram, entre outros dados. O visitante também pode acessar informações mais detalhadas do bem cultural e histórico através de um QRCode. Foram instalados totens com orientações indicativas, mapas e percursos de caminhadas nas proximidades do corredor da Rua da Bahia, com o objetivo de facilitar a localização destes bens pelos visitantes.
 
 

25/01/2018. Museu da Moda. Fotos: Adão de Souza/PBH

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.