Em 2010, parte das principais informações da mobilidade urbana de Belo Horizonte passou a ser organizada na forma de indicadores que a BHTrans controla e/ou acompanha por meio do Sistema de Indicadores da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, denominado SisMob-BH.
A partir de 2016, o SisMob-BH passa a ser o Sistema de Informações de Acessibilidade e Sustentabilidade de Belo Horizonte. Isto, com a intenção de sustentar o projeto Política de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - Acessibilidade para Todos e de facilitar o acompanhamento do Plano Municipal de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa - Pregee coordenado pelo Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência - CMMCE. Assim fazendo, reafirmamos que acessibilidade e sustentabilidade são condições para uma cidade melhor para todos.
O SisMob-BH permite que qualquer interessado possa melhor conhecer a acessibilidade e a sustentabilidade em Belo Horizonte. Para facilitar o acesso às informações, foi elaborada a árvore de assuntos que segue. Para cada item dessa árvore há um conjunto de informações na forma de gráficos. Cada um desses conjuntos de gráficos é uma mirada do tema para instigar os interessados a conhecerem-no e analisá-lo.
Os gráficos que se pode, aqui, acessar, têm como fonte uma planilha denominada Quadros 100a/b/c/d - Dados abertos do SisMob-BH, permanentemente atualizada. Assim fazendo, atendemos ao disposto na Lei de Acesso à Informação: "É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas".
Caso você necessite de mais alguma informação que não tenha encontrado no portal da BHTrans, entre em contato com o Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte, por meio do Fale Conosco da BHTrans e/ou com o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência - CMMCE.
1 Aspecto social e relação com a sociedade |
1.1 Ações educativas 1.2 Atendimento ao usuário em geral (provisoriamente, acesse Quadros 100a/b/c instituído em 10/08/2015) 1.3 Gratuidades e descontos 1.4 Relacionamento com a sociedade organizada 1.5 Solicitações urbanísticas |
2 Belo Horizonte e outras cidades/regiões |
2.1 Distribuição modal em pesquisas de opinião 2.2 Frota e condutores de veículos automotores 2.3 Rede viária 2.4 População 2.5 Distribuição modal em pesquisas origem/destino 2.6 RMBH 2.7 Outras cidades/regiões |
3 BHTrans e outras cidades |
3.1 Normas produzidas 3.2 Pesquisas externas 3.2.1) Avaliações em pesquisas externas de opinião 3.2.2) Outras questões em pesquisas externas de opinião 3.3 Pesquisas internas 3.4 Qualidade da informação 3.5 Recursos humanos 3.6 Resultados econômico-financeiros 3.7 Resultados administrativos 3.8 Relatórios e outros documentos 3.9 Verbetes gerais |
4 Fiscalização e operação do sistema de mobilidade |
4.1 Controle operacional 4.2 Defesas e recursos de autuações 4.3 Fiscalização urbanística integrada 4.4 Infrações de trânsito 4.5 Infrações de transporte 4.6 Operação/fiscalização em geral |
5 Meio ambiente |
5.1 Gases de efeito estufa 5.2 Poluição do ar 5.3 Poluição sonora 5.4 Resíduos e efluentes 5.5 Outros meio ambiente |
6 Sistema de transportes ativos (não motorizados) |
6.1 Calçadas e passarelas 6.2 Sistema de bicicleta |
7 Sistema de transporte de carga |
8 Sistema de transporte motorizado público |
8.1 Bilhetagem eletrônica 8.10 Sistema de transporte coletivo com um todo
|
9 Trânsito e sistema viário |
9.1 Acidentes de trânsito 9.2 Estacionamento 9.3 Implantação de projetos 9.4 Sinalização estatigráfica 9.5 Sinalização semafórica 9.6 Velocidades, tempos e volumes 9.7 Outras questões sobre trânsito |