BH em Pauta: Leitura em família

Mulher acompanha criança na leitura de livro infantil.Foto: Stênio Lima/PBH

BH em Pauta: Leitura em família

Já dizia a escritora Ruth Rocha: “A leitura, antes de mais nada, é estímulo, é exemplo.” Desde 2015, a Prefeitura de Belo Horizonte trabalha no incentivo dessa prática, levando famílias a espaços públicos, promovendo, assim, o contato de crianças com livros.

O projeto “Ler em Família” é uma iniciativa da PBH, fruto de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que visa a estimular o hábito da leitura nas crianças desde a primeira infância, estendendo esse estímulo aos familiares.

O projeto está no segundo ano e tem como foco principal crianças de zero a seis anos de idade, utilizando a leitura em família como mecanismo de promoção da cidadania. Sophia Silva, de 5 anos, participa do projeto desde o início. “Às vezes a gente acha que o livro está longe da criança, mas a Sophia adorou”, conta a mãe, Denise Silva.

Atenta aos livros, a pequena já tem os títulos preferidos e apresenta mudanças desde que começou a frequentar a Biblioteca Pública Infanto Juvenil, um dos espaços que recebem o Ler em Família. “Ela se tornou mais comunicativa e passou a ter mais apreço por livros. Ela agora gosta de pegar o livro e contar histórias para os coleguinhas e isso a ajudou a desenvolver a fala”, completa Denise.

35927868203_a8c862dd41_z (1).jpg
Biblioteca Pública Infanto Juvenil de Belo Horizonte - Centro de Referência da Juventude
Foto: Larissa Melo/PBH

No total, dez espaços recebem o projeto Ler em Família. Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura e de outras instituições foram escolhidas para integrar o projeto e receber mobiliários especiais e acervos de livros voltados para a primeira infância e para o público adulto, buscando auxiliar os pais no aprimoramento do trato com a leitura da criança.

Técnica em Literatura e uma das responsáveis pelo projeto, Érica Lima explica o foco nos pequenos. “Antes de efetivamente ler, a criança brinca de ler. Na nossa perspectiva, a leitura literária não é utilizada para a alfabetização, mas ela contribui. Tanto a literatura quanto o brincar ajudam muito no momento em que a criança vai para a escola”. O projeto é indicado também a gestantes. “É muito importante essa relação afetiva que se estabelece entre mãe e criança, pai ou qualquer parente que dedique este tempo de leitura para o bebê na família”, observa Érica.

Para qualificar os monitores do projeto, são oferecidas oficinas para educadores de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei), professores, bibliotecários, pedagogos, estudantes universitários e contadores de história. Caso os usuários queiram levar os livros para uma leitura em casa, é necessária a apresentação da carteirinha do leitor, que permite aos usuários o empréstimo de livros do acervo das 20 bibliotecas do município.

Para participar do projeto, familiares de crianças de zero a seis anos devem procurar um dos espaços abaixo:

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil/ Centro de Referência da Juventude

Colmeia Centro de Educação e Profissão
Rua Gastão Bráulio dos Santos, 838 - Nova Gameleira
Contatos: 3372-3693/3372-3767

Capela - Casa de Acolhida- Unidade de Acolhimento Institucional da Associação Árvore da Vida
Rua João de Mattos Silva, 460 - Teixeira Dias
Contato: 3321-5271

Centro de Referência de Saúde Mental da Infância - CERSAMI NOROESTE/ Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte - SMSA
Rua Manhumirim, 415 - Bairro Carlos Prates
Contato: 3277-7227/ 3277-9279