Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH assina carta de intenções com ICLEI América do Sul

Secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo e secretário adjunto de Relações Internacionais de Belo Horizonte, Bruno Miranda.Foto: Ana Sampaio

PBH assina carta de intenções com ICLEI América do Sul

criado em - atualizado em

No Dia Nacional do Voluntário, celebrado em 28 de agosto, o ICLEI América do Sul anunciou o lançamento de seu Programa de Voluntariado Internacional pela Sustentabilidade Local, iniciativa que objetiva envolver a juventude com a temática de sustentabilidade, integrada à gestão pública local. A iniciativa piloto, a ser implementada a partir de 2018, contará com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, cidade membro do ICLEI desde 1993, e da organização Campus Brasil.
 

Durante a abertura do V Fórum Internacional de Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado na capital mineira, o secretário-adjunto de Relações Internacionais, Bruno Miranda e o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, assinaram um Protocolo de Intenções, dando início à parceria. As instituições vão colaborar para estruturar o Programa Internacional do ICLEI, que será também oferecido aos associados da Rede de governos locais no ano seguinte.
 

“Essa iniciativa surgiu do desejo de intensificar o diálogo do ICLEI com a juventude e, ao mesmo tempo, aprofundar a relação com os governos associados. Um programa como esse se baseia nos princípios da solidariedade e do conhecimento mútuo, para que essas novas lideranças tenham o desenvolvimento sustentável no DNA”, afirmou Perpétuo. A fase piloto do Programa de Voluntariado Internacional pela Sustentabilidade Local deverá receber até 3 voluntários no primeiro semestre de 2018, e até 10 no período de junho a setembro.
 

O Programa de Voluntariado Internacional pela Sustentabilidade Local do ICLEI é uma ação estratégica para engajamento dos jovens, que busca sensibilizar este público sobre marcos globais da sustentabilidade e estimular as lideranças do futuro. A iniciativa também proporciona a troca cultural e a contribuição técnica dos voluntários, benefícios que Prefeitura de Belo Horizonte já tem colocado em prática em seu Programa Municipal de Voluntariado Internacional. Desde 2011, a cidade recebe jovens estrangeiros para participarem de um período de experiência na Prefeitura. O programa de Belo Horizonte já recebeu mais de 119 estudantes de 24 países, que atuaram em 29 órgão da administração direta ou indireta.
 

“O programa de voluntariado internacional e as políticas de sustentabilidade ambiental são exemplos muito significativos e concretos da atuação de Belo Horizonte rumo à internacionalização. Conciliar estas experiências em uma parceria com o ICLEI América do Sul faz todo o sentido e nos parece um caminho natural a seguir, pois esta entidade tem sido um dos parceiros mais importantes da nossa cidade e compartilha conosco das mesmas convicções, entre elas, a relevância dos governos locais como atores estratégicos para implantar práticas eficientes na proteção e defesa do meio ambiente”, disse o secretário adjunto Bruno Miranda.
 

O V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) e Minas Voluntários, discutiu a relação entre voluntariado e os ODS, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de tratar a prática de voluntariado de forma metodológica e impactante, para que possa contribuir, efetivamente, com uma sociedade mais justa. O evento contou com o apoio de uma série de parceiros, nacionais e internacionais, dentre eles a ONU e o ICLEI.
 

ICLEI
 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de 100 países, em todas as regiões do mundo.
 

Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.
 

O Secretariado para América do Sul conecta seus mais de 50 membros em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.