Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



COMAM aprova licença para antena de telecomunicação

COMAM aprova licença para antena de telecomunicação

Vista da cidade de Belo Horizonte a partir da Serra do Curral, em dia nublado.Foto: Divulgação PBH

COMAM aprova licença para antena de telecomunicação

criado em - atualizado em

O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou na tarde de quarta-feira, dia 24 de janeiro, Licença de Operação Corretiva de torre de telecomunicação instalada há 57 anos na Serra do Curral. A aprovação se deu por unanimidade entre os conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente após condicionantes, como a realização de campanhas de educação ambiental, revegetação com espécies arbóreas típicas da Serra do Curral, entre outros.

 

 

A licença tem o prazo de três anos e, nesse período, as operadoras que possuem antenas no local irão montar um grupo de trabalho junto com o Ministério Público Estadual, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

O grupo vai elaborar um estudo para diminuir o impacto visual da Serra do Curral. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, essa aprovação serve de exemplo para que outras empresas se regularizem com o município e vai possibilitar a redução do número de torres ou a implementação de ações que possam amenizar o impacto das torres de telecomunicações existentes no alto na Serra do Curral. “A aprovação por unanimidade dessa licença abre as portas para que as outras empresas se regularizem com o município por meio de um processo que depende da aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente”, afirmou.

 

 

Lei 8.201/01

Em julho de 2001 entrou em vigor a Lei 8.201/01 específica para o licenciamento ambiental de estações de telecomunicações. Desde então, várias operadoras, principalmente de telefonia, tiveram a licença aprovada na Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente. A lei não é específica para antenas de telefonia, e sim para todas as antenas de telecomunicações (rádios, televisões, telefonia, entre outros).

 

De acordo com o gerente de Licenciamento de Empreendimentos de Impactos, Rúthelis Pinhati, todas as empresas de telecomunicações devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Álvares Cabral, 217, Centro) para regularizar o licenciamento das antenas instaladas na Serra do Curral. “É necessário esse licenciamento para garantir que as empresas operem dentro dos requisitos legais constantes na legislação”, afirmou.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.