BH em Pauta: Comissões de transporte e trânsito

Cerca de cinco pessoas levantam a mão segurando cartões brancos em sala com mais de vinte pessoas, a maioria delas sentada.Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Comissões de transporte e trânsito

Entre os dias 2 e 22 agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte e a BHTrans promoveram as eleições dos novos representantes das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito (CRTT). As nove regionais elegeram os membros, cuja posse será no próximo dia 31 de agosto, às 18h, no Teatro Marília.

Edson de Miranda Santos, mais conhecido como Koka-Kola, atuou por 12 anos na CRTT Venda Nova e fez questão de comparecer à eleição. “É fundamental a participação da população para participar e debater com a BHTrans as necessidades do trânsito e transporte para cada região.”

O empresário Ronan de Oliveira Souza se candidatou e, além de eleito um dos representantes da CRTT Venda Nova, também vai representar a regional no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMURB). “Todo tipo de comissão é válida, desde que tenha a participação da comunidade. Quem está governando nem sempre vê tudo e a população deve ajudar e mostrar qual é o problema e também sugerir soluções”, afirma Ronan. O empresário disse que há muito que melhorar no transporte e que ele pretende batalhar por isso.

Já Cleiton da Silva Ramos, eleito suplente, diz que a participação anterior dele na CRTT trouxe bons frutos à região, como a implantação de semáforos na avenida Padre Pedro Pinto, melhorias de sinalização e alterações de circulação. Contudo, ele afirma que é preciso enxergar além das vias principais e trabalhar nos problemas de trânsito e transporte nos bairros que fazem divisa com outros municípios. “A minha dedicação na CRTT é trabalhar para contribuir pela mobilidade e acessibilidade da minha região, o que acaba contribuindo para toda a cidade”, salienta Cleiton.

A gerente da assessoria de mobilização social da BHTrans, Suzana Belo, afirma que as eleições das CRTTs nas nove regionais foram tranquilas, com boa participação da comunidade e que ficou satisfeita com as escolas que sediaram os eventos, sobretudo com os funcionários das escolas que contribuíram para o sucesso de cada eleição. “As CRTTs são espaços essenciais para a participação da população na construção da cidade que queremos. Seja na mobilidade urbana, na saúde, na educação, na segurança pública, tudo isso é feito para as pessoas, portanto, é fundamental que elas façam parte das discussões para, assim, construirmos as soluções em conjunto”, enfatiza ela.

O que são as CRTTs?

As Comissões de Regionais de Transportes e Trânsito existem desde 1994 e representam um espaço democrático para a discussão das questões referentes ao transporte público, trânsito, planejamento urbano e participação popular em Belo Horizonte. Os integrantes das CRTTs são eleitos bienalmente pela comunidade e, desde 1998, dois dos representantes participam do COMURB, que se reúne bimestralmente com o objetivo de ampliar a participação popular na discussão dos projetos de transportes e trânsito e debater temas de interesse municipal.

Como funcionam

Os trabalhos das CRTTs são realizados durante reuniões, que podem ser ordinárias, uma vez por mês, e extraordinárias, em momento distinto do previsto para as reuniões ordinárias. As reuniões são abertas a quaisquer pessoas interessadas, que podem manifestar opinião, respeitada a pauta da reunião.

As CRTTs reúnem-se com a comunidade e a PBH/BHTrans mensalmente. Nessas reuniões as reivindicações são recebidas, discutidas. As soluções propostas de cada regional do município de Belo Horizonte são encaminhadas.

As reivindicações específicas de melhorias referentes a transporte e trânsito apresentadas pela comunidade nas CRTTs devem ser feitas por escrito e são avaliadas e discutidas pelo poder público. As respostas são apresentadas por escrito nas reuniões ordinárias e extraordinárias subsequentes, podendo ser acompanhadas pelo relatório mensal da CRTT.

Saiba mais sobre as eleições das CRTTs por meio deste link

31/08/2017. Comissões Reginais de Transporte e Trânsito. Fotos: Divulgação/PBH