Um dos desafios enfrentados pelas grandes cidades é a questão da mobilidade urbana. É que, enquanto um automóvel transporta em média 1,2 passageiro, um ônibus pode levar até 70 pessoas em uma única viagem.
Por isso, em Belo Horizonte, a Prefeitura privilegia o transporte público. Uma das ações da BHTrans para estimular o uso do ônibus é o investimento em pistas e faixas - exclusivas e preferenciais – que tornam as viagens mais rápidas e seguras. “Se mais pessoas são transportadas em um ônibus, deve-se destinar mais espaço no sistema viário para o transporte coletivo”, é o que afirma o diretor de Sistema Vário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira. A cidade conta, atualmente, com 32 km de pistas e faixas exclusivas e preferenciais.
Nas pistas exclusivas, apenas os ônibus podem circular, com exceção das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos, em que os táxis também estão autorizados a trafegar, mas apenas com passageiros e sem realizar embarque ou desembarque ao longo da pista.
Já nas faixas exclusivas, carros, caminhões e motocicletas podem circular aos sábados, a partir das 14h, domingos e feriados durante todo o dia, com exceção das faixas da avenida Vilarinho e do Viaduto Leste (saída do Túnel da Cristiano Machado e acesso à avenida do Contorno, no Centro).
Durante a semana e aos sábados, antes das 14 horas, os veículos podem usar as faixas exclusivas apenas para realizar as conversões à direita, acessar garagens (guia rebaixada) ou parar para embarque e desembarque de passageiros onde for permitido. Para realizar as conversões, o motorista deve observar bem e só acessar a faixa onde houver pintura com linhas tracejadas (pintura branca). Onde houver a linha contínua, é proibido trafegar.
As faixas preferenciais podem ser usadas por outros veículos, mas a preferência é sempre dos ônibus. “Mesmo não havendo multa para quem circula nessas faixas, dar preferência ao transporte coletivo é uma maneira de demonstrar educação e cidadania por parte dos outros motoristas”, destaca José Carlos Ladeira.
Sempre que a fonoaudióloga Júlia Cristina passa pela avenida Amazonas, ela evita usar a faixa preferencial. “Faço isso por respeito à sinalização, por saber que a preferência é dos ônibus”, diz Júlia. “Eu ainda ando sempre com uma mini fiscal de trânsito dentro do carro, que é a minha filha de sete anos, que está sempre atenta a tudo que faço no volante”, relata a Júlia.
Pistas exclusivas
- Avenida Cristiano Machado
- Avenida Antônio Carlos
- Avenida Santos Dumont
- Avenida Paraná
Faixas exclusivas
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre rua Valparaíso e avenida do Contorno;
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre rua Outono e rua Valparaíso;
- Rua Padre Belchior, entre avenida Amazonas e rua Curitiba;
- Rua Padre Belchior, entre rua São Paulo e rua Curitiba;
- Avenida Augusto de Lima, entre rua Curitiba e avenida João Pinheiro;
- Avenida Augusto de Lima, entre avenida João Pinheiro e rua São Paulo;
- Avenida João Pinheiro, entre rua dos Guajajaras e rua Goiás;
- Avenida Professor Alfredo Balena, entre rua Padre Rolim e Praça Hugo Werneck;
- Avenida Professor Alfredo Balena, entre Praça Hugo Werneck e rua Pernambuco;
- Avenida Pedro II em toda sua extensão;
- Avenida Carlos Luz, em toda sua extensão;
- Rua Goiás, entre avenida João Pinheiro e rua dos Guajajaras;
- Avenida Vilarinho, da Estação Venda Nova até a avenida Cristiano Machado;
- Viaduto Leste, do início do túnel até avenida do Contorno.
Faixas preferenciais
- Rua Tupis, entre Paraná e Rio Grande do Sul
- Avenida Amazonas
- Avenida Tereza Cristina
- Avenida dos Andradas
- Rua Araguari
- Rua Niquelina, entre as avenidas Mem de Sá e Contorno;
- Rua Padre Eustáquio, desde a interseção com a avenida Nossa Senhora de Fátima até a rua Vila Rica;
- Rua Pará de Minas, em toda sua extensão.