Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Casa do Baile tem exposição de telas inspiradas em jardins

Tela de Felipe Volponi - FivoFoto: Divulgação

Casa do Baile tem exposição de telas inspiradas em jardins

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura inaugura na próxima terça-feira, dia 5 de setembro, na Casa do Baile, a exposição “Jardins”, do artista plástico mineiro Felipe Volponi – Fivo.  Na mostra, o público poderá conferir telas autorais, réplicas e uma instalação artística. A mostra fica em cartaz até o dia 21 de outubro e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

 

As telas expostas foram inspiradas pelo ambiente dos jardins, porque, segundo o artista, foram nestes espaços os melhores momentos por ele recordados. As brincadeiras de infância, o regar de plantas e seu cultivo, todas essas lembranças podem ser percebidas nas obras de Fivo. que transpõe para seu trabalho o saudosismo de seu olhar. “Jardim é sinônimo de vida, não só das plantas e dos bichos que o compõem, mas das pessoas que o mantêm, das histórias que esse jardim presencia e preserva. Me entristece ver árvores cortadas e plantas tratadas como sujeira, quando na verdade elas são memória e dão colorido ao cinza urbano”, afirma Fivo.

 

Com 10 pinturas em técnicas mistas, duas réplicas de telas já adquiridas e uma instalação artística, a exposição terá ainda uma tela branca, em que o artista irá desenvolver mais um jardim, enquanto a mostra estiver em cartaz. Dessa forma, a primavera que se inicia em 22 de setembro florescerá, também, na galeria da Casa do Baile. “A época para a exposição foi escolhida propositalmente. Vamos abrir as portas para a primavera e deixar as pessoas se envolverem no lúdico e nas cores do meu trabalho. Será o carro chefe que trará a primavera para a cidade, chamando atenção para a Pampulha, lugar onde nasci e cresci”, completa.

 

Fivo

Felipe Volponi nasceu em Belo Horizonte e desde sua infância teve contato com a arte. Autodidata, começou a pintar em 2013, tendo sua avó, que costurava diferentes estampas, como inspiração. A cultura mineira e a literatura de cordel, também são fontes para a criação de FIVO. Em 2015, seu projeto “Esculturas para Alegrar” lhe renderam os convites para pintar a Igreja da Nossa Senhora da Paz e ainda exibir na Galeria Portinari e Passinho das Artes sua primeira exposição solo intitulada Thèios. No ano seguinte, Fivo chegou a levar suas obras para fora do país. Agora em 2017, o artista participou de diversas intervenções na cidade, sendo a última o BHOOM! Modernos Eternos BH 120 Anos.

 

Exposição Jardins | Felipe Volponi - Fivo

De 5 de setembro a 21 de outubro | terça a domingo, das 9h às 17h

Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha)

ENTRADA GRATUITA

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.