BH em Pauta: Museu da Moda oferece aulas abertas gratuitas

Fachada do Museu da Moda à noite.Foto: Ricardo Laf/PBH

BH em Pauta: Museu da Moda oferece aulas abertas gratuitas

Por ter surgido na relação entre a nobreza e a burguesia, a moda ficou, para muitos e durante muito tempo, como um universo descolado do real. Frivolidade, efemeridade, esnobismo, futilidade são alguns termos reducionistas que sempre rondaram esse universo. Em seu trajeto histórico, passou por mudanças e significados, como a alta costura e o prêt-à-porter. No entanto, há muito a moda deixou apenas de ser um estilo, um comportamento, uma tendência. É tudo isso, e é indústria, é economia, é tecnologia, é sustentabilidade. E é cultura.  Todo esse rico universo está no centro do projeto “Aula Aberta”, do Museu da Moda – MUMO.

Desde 6 de dezembro de 2016, Belo Horizonte ganhou o Museu da Moda, o MUMO - um desdobramento do Centro de Referência da Moda. O MUMO, equipamento mantido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, é o primeiro museu público no Brasil ligado a essa atividade.

O MUMO é um espaço privilegiado para exposições sobre moda a partir de vários ângulos, como o histórico e o já citado recorte da sustentabilidade. E vai muito além, promove encontros, seminários, oficinas, além de biblioteca especializada. E uma dessas atividades de muito sucesso é o projeto “Aula Aberta”, oferecido gratuitamente desde 4 de abril.

O projeto “Aula Aberta” consiste em aulas gratuitas ministradas por professores das principais universidades da cidade, abertas a todos os interessados em moda e design. Dessa forma, os participantes têm contato direto com profissionais destacados de instituições como UEMG, Una, Uni-BH, Fumec, SENAI Modatec, Ateliê Ananda Sete, dentre outros.

Intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos relacionados à moda entre a sociedade civil e acadêmica da cidade, a partir de professores convidados, são oferecidos pelo “Aula Aberta” aos estudantes que pretendem cursar futuramente uma graduação, pós-graduação ou curso técnico de Design de Produtos, Moda, Design de Interiores, Design Gráfico ou Design de Joias.

O projeto tem ainda como objetivo estreitar os laços entre os espaços do museu com pesquisadores e estudantes da área, além de aumentar a visibilidade de faculdades e universidades especializadas em Moda e Design em Belo Horizonte, dando a oportunidade para interessados e público geral conhecerem mais sobre o conteúdo dos cursos superiores, a cultura de cada instituição de ensino, bem como seus docentes e discentes.

Projeto de sucesso

O projeto “Aula Aberta” é um sucesso, com capacidade esgotada a cada edição, muitas vezes com a abertura de turmas extras, tamanha é a procura por vagas. Para Marta Guerra, gerente do MUMO, o projeto reflete a importância da moda em nossas vidas. “A moda está em nosso dia a dia com muito mais força do que costumamos imaginar. Por exemplo, a primeira coisa que fazemos ao acordar, muitas vezes até mesmo antes do café da manhã, é pensar no que vamos vestir. Nesse sentido a moda é um sistema de comunicação próprio no vetor da organização social e cultural. A moda e seus desdobramentos configuram novas formas de relacionamento e cunha novas identidades dos indivíduos e dos grupos."

Fernanda Barnes, de 22 anos, estudante do curso de graduação de design da moda na UFMG, participou como aluna do projeto. Ela dá a dimensão do alcance do “Aula Aberta”. “As aulas semanais abertas no Mumo me permitiram comparar o nível da graduação que venho cursando na UFMG com os demais cursos de graduação de moda disponíveis em BH, como a Fumec, Una, Uni-BH e Estácio. Também foi através da aula aberta que escolhi a pós-graduação que irei cursar depois de formar. Conheci os professores e fiz perguntas pessoalmente para os atuais alunos, o que é muito bom!"

O projeto “Aula Aberta” acontece toda semana, às quartas-feiras, com professores convidados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da fanpage do Museu www.facebook.com/mumobh

O Museu da Moda – MUMO fica na rua da Bahia, 1.149, Centro. Telefone: 3277-9248 – 3277-4384. Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 14h.

21/09/2017. projeto Aula Aberta - Museu da Moda. Fotos: Ricardo Laf/SMC