Prefeitura realiza vacinação de cães e gatos

Cidadão segura cão que é vacinado por técnico de Saíde. Foto: Karen Moreira/PBH

Prefeitura realiza vacinação de cães e gatos

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), promoveu uma campanha de vacinação antirrábica, neste sábado, dia 23. Foram vacinados mais de 235 mil cães e gatos nos 380 postos instalados em todas as regiões da cidade. O objetivo da campanha foi imunizar os animais contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Na capital mineira, não há registro da doença em humanos há 33 anos e há 28 anos, em animais; porém é preciso manter-se em alerta, pois o vírus continua em circulação. A SMSA realiza ações de vigilância epidemiológica de morcegos urbanos, um dos principais transmissores da doença. Neste ano, foram registrados nove casos positivos.

É importante ficar alerta aos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns, está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Centro de Saúde mais próximo à sua casa para que seja feita a limpeza criteriosa da lesão e avaliada a necessidade de administração da vacina, associada ou não ao soro ou imunoglobulina humana antirrábica e iniciar a observação do animal.

A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente nos animais. A vacinação é disponibilizada durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses (Rua Edna Quintel, 173, Bairro São Bernardo). O atendimento à população é feito das 8h às 17h.