Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Usuários dos restaurantes populares participam de palestra

MUlher, de pé, palestra para cerca de trinta pessoas sentadas em sala. Foto: Divulgação

Usuários dos restaurantes populares participam de palestra

criado em - atualizado em

Cerca de 100 pessoas que têm diabetes e são usuárias dos Restaurantes Populares da Prefeitura de Belo Horizonte participaram, na última terça-feira, dia 27 de setembro, de uma palestra com orientações sobre cuidados de saúde. O evento, realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania – SMASAC, é parte da agenda de ações de implantação do cardápio especial para diabéticos nas quatro unidades do Restaurante Popular.

 

Cumprindo o cronograma proposto, entre os dias 11 e 22 deste mês, os restaurantes realizaram o cadastramento dos usuários que têm diabetes. Na ocasião, foram inscritas cerca de 200 pessoas. A palestra é a segunda ação programada e foi dirigida aos usuários dos restaurantes, I, I e III. A orientação aos usuários do Restaurante IV, do Barreiro, acontece nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, das 15h às 17h, na unidade.

 

Segundo Wellemy Nogueira, Gerente dos Restaurantes Populares, o cadastro realizado foi pontual, uma espécie de mutirão, mas que novas adesões ainda poderão ser feitas. “Fizemos um chamado mais específico para o lançamento deste cardápio, mas continuaremos recebendo novas inscrições”.

 

Santa Casa

A equipe do Espaço Diabetes do Hospital da Santa Casa foi parceira da PBH no evento. Duas enfermeiras, um educador físico, uma nutricionista e duas psicólogas e a chefe do Espaço, a endocrinologista Janice Reis participaram do evento e falaram sobre os cuidados de saúde para as pessoas que têm diabetes.

 

A palestra foi dívida em três momentos. Na primeira parte, os usuários tiveram dicas de nutrição e alimentação saudável, na segunda, eles ouviram o educador físico Alexandre Henrique falar sobre a importância da atividade física na prevenção e melhora da qualidade de vida do diabético e na última parte, as psicólogas encerraram contando uma fábula que dizia sobre a importância do autocuidado. No encerramento, os usuários presentes receberam as carteiras que os identificarão nos restaurantes populares.

 

Para a médica Janice Reis, que coordena o serviço na Santa Casa, a tarde de orientações foi uma oportunidade significativa. “Recebemos este convite com muito agrado, porque estas mudanças que vêm a partir da alimentação têm realmente um resultado muito importante na prática clínica. São pequenas modificações que trazem um saldo muito positivo para a qualidade de vida deles”, contou.

 

A alimentação saudável é a grande aliada das pessoas que têm diabetes e buscam uma melhora na qualidade de vida e os Restaurantes Populares colaboram com belo-horizontinos. Eva Francisca Pinha, de 72 anos, mora em Venda Nova e conta que desde que o Restaurante Popular III foi inaugurado, em 2008, almoça no local. Há cerca de 3 anos, Eva descobriu a diabetes e a partir das orientações nutricionais têm mudado a rotina alimentar. “Eu já venho substituindo muitos alimentos, como o pão, por exemplo. Então, o restaurante também ter a capacidade de oferecer este cardápio para nós, que temos diabetes, foi uma ótima notícia”, contou.

 

A partir do dia 2 de outubro, todas as unidades dos Restaurantes Populares passam a ofertar um cardápio especial para as pessoas com diabetes.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.