Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Conselho da criança e do adolescente completa 26 anos

À esquerda, no alto, desenho de uma flor e os dizeres: Faça Bonito. Respeite nossas crianças e adolescentes. Ainda à esquerda, mais ao centro, desenho de uma criança que sorri e 'voa' segurando uma sombrinha. No alto, à direita, um catavento colorido. Ainda à direita, abaixo, os dizeres: CMDCA - 26 anos garantindo os direitos da criança e do adolescente;Foto: Divulgação PBH

Conselho da criança e do adolescente completa 26 anos

criado em - atualizado em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte – CMDCA/BH completa 26 anos de fundação neste mês. Para marcar a data, uma solenidade será realizada na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, às 14h, no MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).
 

Durante o evento haverá uma palestra da Professora Débora David (ex-presidente do CMDCA/BH), com o tema “O processo de criação do CMDCA/BH e o compromisso dos Conselheiros de Direitos". Em seguida, será realizada uma sessão de homenagens, com entrega de certificado de menção honrosa aos ex-presidentes do Conselho.

 

O CMDCA/BH

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de BH é o órgão deliberativo, controlador da política de atendimento, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tem como objetivo garantir a efetivação dos direitos do público infanto-juvenil no município.
 

O CMDCA/BH é composto, paritariamente, por 20 conselheiros, dentre titulares e suplentes, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), enquanto Poder Executivo, e 20 da sociedade civil organizada. Desde que foi criado, o órgão tem importante participação no processo de planejamento, implementação e controle social sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente de Belo Horizonte. O Conselho atua, ainda, de forma parceira junto à PBH, na realização de campanhas importantes, como a de combate ao trabalho infantil, combate à exploração sexual e de proteção à criança e ao adolescente, no período de festividades, como no Carnaval.
 

Para Marcelo Moreira, atual presidente do CMDCA/BH, celebrar os 26 anos do órgão é também um momento oportuno para que o Sistema de Garantia consolide ainda mais seu trabalho na defesa dos direitos e da criança e do adolescente em BH. “Nossa cidade conta com atores importantes e atuantes governamentais e da sociedade civil, que contribuíram com a instituição do Conselho e contribuem com a manutenção e fortalecimento deste espaço deliberativo e de controle social. Assim, esta homenagem é uma forma de resgatar a história e o engajamento de todas e todos que participaram deste Conselho, bem como avançarmos ainda mais na promoção, proteção e defesa das crianças e dos adolescentes”, disse. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.