BH ao Ar Livre - Eventos gratuitos de 29/9 a 1º/10

Fachada do Teatro Francisco Nunes com verde à esquerda. Foto: Amira Hissa/PBH

BH ao Ar Livre - Eventos gratuitos de 29/9 a 1º/10

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana, entre 29 de setembro, sexta, e 1º de outubro, domingo. Programação sujeita a alteração, de acordo com os promotores do evento. Todas as atividades são gratuitas.

A partir de sexta, dia 29 de setembro

120 anos do Parque Municipal
Data: sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de setembro, e domingo, dia 1º de outubro
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro)
Horário: manhã e tarde
O Parque Municipal de Belo Horizonte comemora seus 120 anos com uma programação especial, diária e gratuita.
Informações: 3277-4161 ou neste endereço eletrônico

Cerimônia de troca da Bandeira
Data: sexta-feira, 29 de setembro
Horário: das 10h às 12h
Local: Praça da Bandeira (Mangabeiras)
Informações: 3277-9701

Boa Noite e Bom Dia Memorial
Data: sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de setembro
Horário: das 18h30 de sexta-feira às 1h30 da madrugada de sábado; e no sábado, das 10h às 16h
Local: Praça da Liberdade (Funcionários)
O Memorial Minas Gerais Vale promove sua virada cultural, com shows, performances, leitura dramática e dança, no entorno e na área interna do museu. No sábado, o evento terá atrações voltadas para o público infantil.
Informações: 3308-4000

A partir de sábado, dia 30 de setembro

Basquete Popular no Bairro
Horário: das 9h às 18h
Local: Parque Vencesli Firmino da Silva (Rua dos Agrônomos, 285, Alípio de Melo)
Oficina para aprender e desenvolver os fundamentos do basquete. Manhã: público infantil. Tarde: público juvenil e adulto. Mais informações com o próprio professor na quadra do parque. Use tênis, short e camiseta. Leve bola de basquete, se possível.

Tai Chi Chuan
Horário: das 8h às 9h30
Os interessados deverão se inscrever com o professor José Marcelo pelo e-mail marcellogiffoni@gmail.com ou pelo telefone 99945-3938.

Lian Gong
Horário: das 9h às 10h
Informações: 3277-5225

Buritis faz Arte
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque Aggeo Pio Sobrinho (Avenida Professor Mário Werneck, 2691, Buritis)
Neste sábado, a feira de artesanato e gastronomia, que é uma realização da Associação de Moradores do Bairro Buritis, terá programação com oficina de colorir e a campanha Brinquedos do Bem, com doações de brinquedos novos e usados à entidade Lar da Fraternidade.
Informações: 3378-7400 e 3378-9335

BH Cult – Beer Rock in BH
Horário: das 10h às 18h
Local: Rua Josafá Belo, 192, Cidade Jardim
Com o nome Beer Rock in BH, a quinta edição do Projeto BH Cult traz uma programação alusiva ao Rock in Rio, com apresentações das bandas Exilados, Velaios e Aeroguns, além de estandes com cervejas artesanais, comidas típicas e espaço kids.
Informações neste link.

Celebração São Francisco
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)
O Colégio Santo Antônio comemora o Dia de São Francisco de Assis, com oração, música, dança, teatro, jogos dos valores, entrega de mudas de plantas, oficinas de desenho, montagem de tapetes com pó de serragem, piquenique e adoções de animais abandonados.
Informações: 2123-9300

Domingo, dia 1º de outubro

A Savassi é da Gente
Data: domingo, 1º de outubro
Local: Praça Diogo de Vasconcelos (Savassi)
Horário: das 9h às 14h
Neste domingo, o projeto “A Savassi é da Gente” traz uma programação com: jogos de tabuleiro (xadrez, dama, futebol de prego e dominó); diversos brinquedos e brincadeiras tradicionais, como corda, peteca, bambolê, cama elástica, mesa de totó e pula-pula; aulão de ciclismo estacionário; apresentação esportiva de hóquei sobre patins; e show da banda DaPenha, com animado repertório de rock e MPB.
Observação: em caso de chuva, as atividades programadas são canceladas, mas o fechamento parcial das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas fica mantido.

Dança no Parque
Data: domingo, 1º de outubro
Local: Parque Rosinha Cadar (Rua Rodrigues Caldas, 315, Santo Agostinho)
Horário: das 15h às 18h
Aulas de dança gratuitas.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Data: domingo, 1º de outubro
Local: Praça do Trenzinho do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro)
Horário: das 8h às 12h
Contação de histórias e distribuição de livros.

Yoga nos Parques
Realização: Amyoga
Use roupas confortáveis e leve um tapetinho ou canga.
Locais:
- Parque das Mangabeiras (Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras)
- Parque Fazenda Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã)
- Parque Rosinha Cadar (Rua Rodrigues Caldas, 315, Santo Agostinho)
- Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro)

Movimento Soul BH – Cultura de Rua
Horário: das 14h às 20h
Local: vão do Viaduto Santa Tereza (Avenida Assis Chateaubriand, 809, Floresta)
O movimento Sou BH leva a cultura de rua ao vão do Viaduto Santa Tereza, com muita música, soul e dança.
Informações: 7356-4850

Feira Fresca
Horário: das 15h às 22h
Local: Avenida Carandaí, 420, Funcionários
A Feira Fresca reúne alimentos orgânicos, agroecológicos e artesanais de pequenos produtores de Belo Horizonte e de municípios do entorno da capital. A proposta da feira é estimular o consumo consciente, com prioridade para alimentos de qualidade, feitos localmente, com o mínimo impacto ambiental, tanto no processo produtivo, quanto no transporte até o consumidor.
Informações neste link.