Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Moradores e visitantes fazem balanço positivo do Carnaval

Moradores e visitantes fazem balanço positivo do Carnaval

Foliões e músicos se divertem no Bloco Alô AbacaxiFoto: Julia Lanari/Belotur

Moradores e visitantes fazem balanço positivo do Carnaval

criado em - atualizado em

Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores de Belo Horizonte que participaram do Carnaval em 2018, a Belotur contratou uma pesquisa sobre o assunto entre os dias 9 e 14 de fevereiro. Coordenada pelo Observatório do Turismo e realizada pela empresa Gênesis, vencedora do processo de licitação, foram entrevistados 1600 foliões sendo possível levantar dados socioeconômicos, hábitos de consumo e gastos do folião, avaliação da infraestrutura, bem como sua satisfação em relação ao evento.
 

De acordo com a pesquisa, a maioria dos visitantes (80,4%) e dos moradores (77,7%) avaliou que o Carnaval superou ou atendeu plenamente suas expectativas, manifestando alta satisfação com a experiência vivida na cidade, dados superiores aos de 2017 (visitantes 78,6% e moradores 76,8%). Entre os visitantes que declararam ter participado em edições anteriores, 77% afirmaram que o evento melhorou, número também superior ao de 2017 (63,3%), e mais de 89% têm a intenção de retornar em 2019.
 

Ainda de acordo com o estudo, Belo Horizonte contou com um número recorde de visitantes. Participaram do evento, por dia, 867 mil pessoas, em média, sendo que cerca de 80% desse montante era de moradores e 20% de visitantes. A maioria dos visitantes veio do interior de Minas Gerais, seguido pelos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O aumento da presença de turistas na cidade foi de 15,7% em relação a 2017 e, quando comparado a 2016, o aumento foi de 79,2%, aproximadamente.
 

Os visitantes pernoitaram, em média, 5,1 dias, um aumento expressivo em relação a 2017, quando a média de permanência na cidade foi de 3,6 dias. O gasto médio, per capita, desses visitantes, foi de R$ 933,70 durante todo o evento, gerando receita turística direta para Belo Horizonte estimada em R$ 160,9 milhões, o que significa um aumento de 194% no período de 2016 a 2018.
 

Já os moradores apresentaram um gasto médio de R$ 228,00 durante o Carnaval, gerando receita direta estimada em R$ 158,5 milhões. Aplicados os efeitos multiplicadores na economia da cidade, a Belotur estima uma geração de receita de R$ 641 milhões no período da pesquisa, valor 20% superior ao de 2017.
 

No setor hoteleiro a movimentação financeira superou os R$ 8 milhões. A taxa média da ocupação foi de 61,18%, aumento de 14,7% em relação a 2017, com pico de 85,14% no dia 11 de fevereiro. Os dados se referem a 13 meios de hospedagem localizados na regional Centro-sul de Belo Horizonte onde se concentrou a maioria dos blocos de rua e número de foliões.
 

Os números da pesquisa estão em linha com os da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH/MG), que apurou uma média de ocupação de 65% na Região Centro-Sul (onde alguns hotéis atingiram 100% de ocupação) e de 53% nos estabelecimentos de toda a cidade.
 

A entidade verificou, ainda, que a estratégia de descentralização dos blocos e festas por toda a cidade, fortalecida em 2018 pela PBH, se refletiu positivamente em todas as regiões, com hotéis de fora da região Centro-Sul operando acima dos 50% de ocupação. No total, o levantamento, que englobou 49 empreendimentos hoteleiros em toda a cidade (representando 47% dos quartos disponíveis), contabilizou um crescimento de 15% na taxa de ocupação em relação a 2017.
 

A Pesquisa Carnaval 2018, apurou ainda que a maioria dos turistas se hospedou em casas de amigos e parentes (76,7%), seguidas de hotéis (16,7%) e casa própria ou alugada (5,8%). O percentual de visitantes em meios de hospedagem foi 70% superior ao de 2017, que foi de 9,8%.
 

No setor de alimentação, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes registrou um aumento de 15 a 20% no faturamento em comparação a 2017. O número engloba estabelecimentos próximos aos locais de desfile dos blocos de rua, mas leva em conta apenas bares e restaurantes que já abriram no ano passado. Considerando aqueles que passaram a abrir as portas apenas no Carnaval de 2018, entretanto, o crescimento no volume financeiro movimentado no setor ultrapassou os 20%.

 

Satisfação

A pesquisa analisou também o grau de satisfação dos entrevistados com o Carnaval de Belo Horizonte 2018. A avaliação geral do evento, em uma escala de zero a dez pontos, atingiu o valor de 8,6 pontos na opinião do turista e 8,3 pelos moradores, avaliações superiores às de 2017 (8,1 e 8,3, respectivamente).
 

Ampliando o escopo de perguntas da pesquisa – e seguindo padrão internacional estipulado pela Organização Mundial do Turismo – os visitantes foram questionados sobre o principal motivo de viagem a Belo Horizonte no período da entrevista, ou seja, motivo sem o qual a viagem não teria acontecido. O lazer foi apontado como o principal motivo por 81% dos visitantes, sendo que, desses, 97,3% vieram motivados pelo Carnaval.
 

A pesquisa completa poderá ser acessada pelo site da Belotur no dia 5 de março.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.