Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: PBH promove Seminário de Gestão de Documentos

Fachada do Arquivo Público de Belo Horizonte.Foto: Ricardo Laf/PBH

BH em Pauta: PBH promove Seminário de Gestão de Documentos

criado em - atualizado em

Especialistas, integrantes da comunidade acadêmica, representantes e técnicos de instituições arquivísticas participam de um encontro importante sobre preservação da memória: a 10ª edição do Seminário de Gestão de Documentos, marcada para esta quarta-feira, dia 4, das 9h às 17h30, no Teatro Marília, em Belo Horizonte. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e promovido pelo Arquivo Público.
 

Além das palestras, um minicurso vai treinar e capacitar o público, que é formado por gestores públicos, alunos dos cursos de Ciência da Informação e História e interessados em geral. A entrada é gratuita – para participantes previamente inscritos.


O objetivo é promover uma reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da arquivologia, confrontando a teoria e o método com as práticas arquivísticas desenvolvidas por instituições, sobretudo as de caráter público, sugerindo novos enfoques e perspectivas para os gestores públicos e para a comunidade acadêmica de um modo geral.


O encontro vai promover debates técnicos, avaliar os programas de gestão de documentos atuais e propor novos caminhos para efetivar programas de gestão de documentos na Prefeitura, em diálogo com outras instituições. O evento apresentará, ainda, a Cartilha de Gestão de Documentos da Prefeitura de Belo Horizonte, voltada para os servidores públicos e para instituições em todo país.


Yuri Mello Mesquita, diretor de Patrimônio Cultural, do Arquivo Público e do Conjunto Moderno da Pampulha da Fundação Municipal de Cultura, chama atenção para a relevância do evento. “O seminário e a cartilha são importantes elementos para a preservação da memória institucional do município e para a melhoria das políticas de acesso.”


De acordo com o diretor, a cartilha vai difundir as técnicas de gestão de documentos em toda municipalidade. “Esse material vai facilitar o entendimento, por parte dos funcionários da Prefeitura, para a realização de gestão de documentos em suas atividades cotidianas. A cartilha também pretende contribuir para o intercâmbio de técnicas em práticas com outras instituições de arquivos em todo país”, enfatizou.


Manutenção da autenticidade

O seminário conta com a atividade "Gestão, preservação e acesso aos documentos digitais: modelos e normas” A mesa vai contar com a participação de Welder Antônio Silva, professor do curso de Arquivologia (UFMG), arquivista da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e doutor em Ciência da Informação.


Para Welder Silva, o grande desafio da preservação dos documentos digitais é a manutenção da autenticidade. “Esses arquivos são registros produzidos para servirem de prova e evidência. São testemunhos fiéis de pessoas (físicas ou jurídicas, públicas ou privadas) que integram um contexto e executam funções e atividades que também são contextualizadas. Para tanto, é preciso garantir a integridade e identidade dos documentos (componentes da autenticidade).”


E, por isso, o especialista aponta o desafio da preservação dos documentos digitais. “No ambiente digital, a autenticidade dos documentos arquivísticos é ameaçada constantemente. Os riscos devem ser minimizados desde a gestão (produção, uso e destinação) dos documentos até a preservação e custódia a longo prazo, de modo a permitir um acesso contínuo, seguro e confiável ao longo do tempo”.

 

Debates técnicos

Welder Antônio Silva ressalta o papel do Seminário de Gestão de Documentos como espaço de discussão de propostas para o setor. “Será uma oportunidade para refletirmos sobre estes desafios e para conhecermos os diversos aspectos que circundam a questão: aspectos normativos, aspectos conceituais e aspectos comportamentais (dos produtores, preservadores e usuários)”.


O arquivista celebra a realização do encontro. “Um seminário desta natureza é importante para a promoção de debates técnicos e transferência de conhecimentos que possam promover o desenvolvimento e a difusão de boas práticas.” E finaliza: “Os documentos arquivísticos são necessários e não podemos ignorar o uso das novas tecnologias. No entanto, a produção, o uso, a preservação e o acesso no ambiente digital requerem segurança, planejamento e responsabilidade. O seminário representa a busca de conhecimentos técnicos e reflexões que podem subsidiar tais expectativas”.


O Seminário Gestão de Documentos contará ainda com a presença do secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira; do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Romulo Avelar; da gerente do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Vilma Sebe; e de Rafaela Patente, coordenadora da publicação 'Cartilha de Gestão de Documentos da PBH'.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.