Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



BH em Pauta: Unidade é destaque no atendimento infantil

Mãe com filho no colo em Unidade de Saúde, ambos sorridentes.Divulgação/PBH

BH em Pauta: Unidade é destaque no atendimento infantil

criado em - atualizado em

Elane Ferreira dos Santos, de 38 anos, leva a filha de três anos para fazer um acompanhamento médico na Unidade de Referência Secundária Saudade, na região Leste de Belo Horizonte. “O tratamento que ela faz hoje é com a gastroenterologista, devido à intolerância a lactose, além de um acompanhamento com a pneumologista. A Unidade é fundamental para a minha vida e para a vida da minha filha, porque é aqui que ela recebe o tratamento que precisa. Eu não teria condições de arcar com todos os gastos”, afirma Elane, que faz elogios ao atendimento.

A Unidade de Referência Secundária Saudade, destaque no atendimento e nos serviços prestados às crianças, oferece consultas e exames em várias especialidades, possui ambulatórios especiais, serviço de apoio ao aleitamento materno, posto de coleta de leite humano e sala de vacinação.

Um destaque entre os ambulatórios especiais é o de alergia à proteína do leite de vaca, único dessa modalidade na Rede Complementar de Saúde do Brasil. Nele, são atendidas as crianças com até um ano de idade, alérgicas à proteína do leite de vaca.

Outro serviço especial realizado pela Unidade de Referência Secundária Saudade é o posto de coleta de leite humano. Hoje, 20 centros de saúde de BH coletam leite de mães doadoras e, uma vez por semana, levam para a Unidade Saudade, que é a responsável pela supervisão e treinamento dos centros de saúde para a correta coleta do leite humano. De lá, o leite é encaminhado para o banco de leite do Hospital Odete Valadares.

Creusmar Lourenço Rosa, 44, da cidade de Itaúna, distante 80 quilômetros de Belo Horizonte, é frequentadora da Unidade Saudade. “Meu filho Calebe tem três anos e nasceu prematuro, de apenas seis meses, e com uma má formação no sistema digestivo, que gerou complicações. Estamos aqui consultando na neurologia pediátrica para saber quais os próximos encaminhamentos. Graças a Deus, meu filho melhorou muito, e faz todos os acompanhamentos e exames necessários.”

Serviços

O quadro de funcionários da Unidade Saudade conta com 91 profissionais, entre gerência, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos, auxiliar de serviço, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, que atendem às seguintes especialidades pediátricas: neurologia, gastroenterologia, infectologia, ortopedia, pneumologia, alergologia, cirurgia, endocrinologia, otorrinolaringologia e pediatria. Vale ressaltar que a unidade é a única da capital que realiza eletroencefalograma com sedação. 

A Unidade Saudade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua 28 de Setembro, 372, bairro Esplanada. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.