Av. Cristiano Machado tem pista do MOVE liberada para táxis

Estação São Gabriel, com movimento de ônibus e carros na avenida, durante o dia. Foto: Adão de Souza/PBH

Av. Cristiano Machado tem pista do MOVE liberada para táxis

Desde o dia 26/6 começaram os testes de circulação de táxis de Belo Horizonte e praças integradas na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado. Durante os três meses de testes foram realizados estudos e não houve impacto significativo na operação e no desempenho dos ônibus do MOVE no trecho liberado. A medida atendeu a uma reivindicação dos taxistas e será mantida, conforme publicação de portaria no Diário Oficial do Município de sábado, dia 7 de outubro.

Quem pode circular na pista de ônibus - Somente o táxi com passageiros a bordo pode circular na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus. Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) são sinalizados. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que monitoram o respeito aos limites de velocidade na via, que é de 60 km/h.

Resultados dos testes no Corredor Cristiano Machado

Os resultados apurados durante o período de teste demonstraram que praticamente não houve interferência no tempo de viagem e na velocidade dos veículos MOVE. A BHTrans realizou campanhas educativas para implantação do novo serviço. A segurança viária foi preservada, atendendo os limites de velocidade e travessias de pedestres seguras, e nenhum acidente foi registrado nos 90 dias de testes.

Foram feitas fiscalizações com agentes da BHTrans da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito da PM.

Desde a liberação da circulação de táxis na busway da Avenida Cristiano Machado, a BHTrans não constatou nenhum acidente com a participação de táxis.