BH em Pauta: Alfabeto em tamanho grande cativa crianças

Cerca de nove crianças manuseiam livros; atrás delas está escrito "Leitura" com letras coloridas e gigantes. Foto: Naara Dia

BH em Pauta: Alfabeto em tamanho grande cativa crianças

Letras com 1,20m de altura, feitas de papelão e pintadas de várias cores, como azul, vermelho, laranja, verde e amarelo, com a ajuda das crianças, foram espalhadas pelo pátio da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Granja de Freitas, na região Leste da Belo Horizonte. A unidade, que atende 237 alunos do primeiro e segundo ciclo da educação infantil, de oito meses a cinco anos de idade, prioriza a leitura como base dos projetos pedagógicos.

De acordo com a vice-diretora Marílian Rosário de Almeida, essas letras também servem de cenário para a unidade, criando um cantinho de leitura quando colocadas em um determinado espaço com tapete emborrachado e livros: “As letras chamam a atenção dos alunos e de seus pais para essa importante atividade. A leitura está em todos os nossos projetos: na hora de contar história, no momento do teatro e no varal de poesia.”

Um detalhe importante é que as letras foram produzidas pela UMEI a partir das caixas dos próprios kits entregues aos alunos no início do ano. Reaproveitado, o papelão serviu como material para o projeto. “No dia em que colocaram as letras grandes, meu filho, que já conhece a letra do nome dele, ficou procurando o B. A palavra em tamanho maior realmente chama a atenção e estimula a criança”, observa Simone Pereira Duarte, mãe do aluno Bernardo, de três anos.

Semana de diversão e conhecimento

A maior parte das atividades na UMEI Granja de Freitas acontece junto a uma árvore bem antiga no local, intitulada Pé de Poesia. Um pedacinho aconchegante que estimula ainda mais as crianças. “O nosso maior objetivo é proporcionar a leitura com qualidade”, pontua Marílian.

Segundo ela, outra ação com esse mesmo objetivo vem sendo elaborada: um festival dos anos 60 para trabalhar a curiosidade e o conhecimento juntamente com a leitura: “Vamos proporcionar às crianças algo mais do que as habituais cantigas de rodas. Vamos trazer diversidade e desenvolver nelas outros conhecimentos.”

Turmas parciais e integrais

Em comemoração ao Dia das Crianças, a UMEI Granja de Freitas ofereceu uma semana completa de diversão e conhecimento aos alunos, com brinquedos infláveis, oficinas educativas, brincadeiras, piquenique, cinema e um show de mágica.

A unidade funciona à rua São Vicente, 371, bairro Granja de Freitas, e atende em horário integral, das 7h às 17h30, e parcial, das 7h às 11h30, no turno da manhã; e das 13h às 17h30, no da tarde. É importante ressaltar que as inscrições para a educação infantil se encerram no dia 20/10, e podem ser realizadas no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

11/10/2017. Umei Granja de Freitas. Fotos: Naara Dias/PBH