Fundo previdenciário alcança patrimônio de R$500 milhões

Imagem de uma árvore com moedas e os dizeres: BHPrev R$500 milhões. Vamos comemorar essa marca!Arte: PBH

Fundo previdenciário alcança patrimônio de R$500 milhões

A Prefeitura de Belo Horizonte e os servidores municipais segurados comemoraram neste mês de setembro a marca histórica alcançada pelo fundo previdenciário BHPrev, que atingiu um patrimônio líquido de R$ 500 milhões.

O fundo tem por objetivo honrar com os futuros benefícios das aposentadorias e pensões e, desde que foi criado, em 2011, apresenta índices ascendentes. Um gráfico produzido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária (Suprev), unidade gestora do BHPrev, demonstra a evolução do patrimônio em seis anos.

Segundo o subsecretário de Gestão Previdenciária da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gleison Souza, manter o atual equilíbrio financeiro e atuarial do BHPrev é de suma importância, pois oferece  tranquilidade aos servidores, que poderão ter a segurança de receber seus proventos mensais. “Hoje, os recursos do fundo, possuem, em média, uma rentabilidade real de 5,72% e estão 12,16% acima dos compromissos futuros do fundo”, destaca Gleison.

Além disso, explica o subsecretário, a Prefeitura e os cidadãos de Belo Horizonte também são beneficiados. “Uma boa gestão traz impactos positivos no orçamento, uma vez que o Município não terá que direcionar aporte financeiro para suprir um eventual déficit e, dessa maneira, poderá investir mais  recursos na cidade e nas pessoas”.

Segurados

O BHPrev integra os agentes públicos municipais admitidos a partir de 30 de dezembro de 2011, de acordo com a Lei 10.362.  Conforme avaliação atuarial de 2016, 10.109 segurados e 27.263 dependentes fazem parte do fundo.

Gestão

Os investimentos são geridos pela Assessoria de Investimentos e Estudos Atuariais, junto com o Comitê de Investimentos, subordinados ao Conselho de Administração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e fiscalizados pelo seu Conselho Fiscal.

A Assessoria tem como atribuições zelar pelos recursos previdenciários, por meio de investimentos no mercado financeiro, a uma taxa igual ou superior a 5,1% ao ano, mais a variação da inflação medida pelo IPCA (meta atuarial de 5,1% + IPCA).

Confira a evolução histórica do patrimônio BH Prev:

Evolução BHPrev