Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



PBH fortalece política de segurança alimentar e nutricional

Autoridades municipais estaduais compõem a mesa de assinatura de parcerias, adesões e reforço da agricultura familiar realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH fortalece política de segurança alimentar e nutricional

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), realiza, entre os dias 16 e 17 de outubro, o Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Na segunda-feira, dia 16, foram tomadas medidas para o fortalecimento da política de segurança alimentar e nutricional no Município, como a assinatura de um protocolo de parceria com o Sebrae, a adesão ao programa internacional de enfrentamento à fome - City Food Network - , além de ações de reforço da agricultura familiar. 

 

Durante o evento, realizado na sede da Prefeitura, foi assinada a abertura de licitação para ampliação do Programa Direto da Roça, que atualmente conta com 21 pontos de comercialização de produtos de pequenos agricultores da região metropolitana. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania o programa terá sua capacidade ampliada para até 60 pontos em toda a cidade. Segundo Maíra Colares, os produtos da agricultura familiar trazem não só uma nova lógica de alimentação saudável, mas também a discussão sobre a geração de renda. “A nossa meta é que, em breve, Belo Horizonte seja a capital da agroecologia”, afirmou.



Parceria com Sebrae

A parceria com o Sebrae prevê ações com foco especial na qualificação para o empreendedorismo e será estruturada a partir das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico; Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; e de Educação, e também da Belotur. Além da promoção da cultura empreendedora no Município, são eixos do protocolo: a valorização da gastronomia mineira articulada a agroecologia e o incremento das compras institucionais para implantação de microssistemas de aquisição de produtos da agricultura familiar e urbana. 



Plataforma City Food Network

Belo Horizonte é a primeira cidade na América Latina a aderir à plataforma City Food Network. A adesão irá possibilitar que a capital mineira participe de projetos internacionais de aperfeiçoamento das políticas locais de segurança alimentar e nutricional. De acordo com o secretário executivo do ICLEI para América do Sul, Rodrigo Perpétuo, Belo Horizonte é a cidade que materializou esta perspectiva de as cidades contribuírem, a partir de uma política de segurança alimentar e nutricional, com o enfrentamento da fome do mundo. “Ao aderir a esta plataforma, a cidade faz uma reconexão com sua tradição que sempre foi de vanguarda no campo da segurança alimentar”, declarou. 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.